DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Engenharia Civil > CIVIL - Dissertações de mestrado >
 Processos construtivos de pontes de alvenaria em arco
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2354

title: Processos construtivos de pontes de alvenaria em arco
authors: Santos, Pedro Miguel Coelho Almeida
advisors: Morais, Miguel Nuno Lobato de Sousa Monteiro de
Varum, Humberto Salazar Amorim
keywords: Engenharia civil
Construção de pontes
Alvenaria
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: As pontes de alvenaria em arco são um testemunho de excelência em engenharia, concepção, método construtivo e carácter estético. Existem inúmeras pontes com esta tipologia, construídas em séculos anteriores, que actualmente desempenham as suas funções adequadamente. Devido ao surgimento de novos materiais, dificuldades na produção de blocos de pedra e na construção em arco, esta solução estrutural foi caindo em declínio. Presentemente urge reabilitar vias e suas passagens, é essencial analisar a viabilidade da construção de novas pontes em alvenaria. Esta tese focou-se nos arcos de alvenaria: o seu comportamento, a sua geometria e os seus materiais, tendo como objectivo desenvolver processos construtivos e formas geométricas que permitissem uma construção significativamente mais rápida, tirando partido das vantagens de uma construção em arcos de alvenaria. Neste estudo foram avaliados três vãos: 4, 9 e 12 metros, de aplicação possível em passagens hidráulicas, agrícolas ou estradas nacionais, utilizando como material principal o betão simples, por razões de durabilidade e resistência à compressão. Foi apreciada a utilização de resíduos da construção no betão com o intuito de contribuir para uma construção sustentável e responsável. Foi dimensionado um arco para cada vão e determinado o número de aduelas por arco que favorecesse o tempo de execução e simultaneamente proporcionasse uma maior simplicidade de aplicação, tendo em conta as necessidades de transporte e movimentação em obra. Foi executado um protótipo da solução de 4 metros de vão à escala real que permitiu identificar dificuldades na aplicação da solução idealizada, levando à proposta de métodos de redução das dificuldades. Este trabalho propõe um sistema de soluções integradas de construção: aduelas pré-fabricadas, métodos de assentamento de blocos e transporte dos mesmos. Pretende-se justificar a viabilidade de construção de pontes em arco recorrendo a métodos de construção simples e de rápida aplicação, contribuindo para a utilização desta tipologia estrutural, com a qualidade e durabilidade que caracterizam as pontes em alvenaria. ABSTRACT: Masonry arch bridges are a fine example of excellence in engineering, conception, construction method and aesthetics. Countless bridges with this typology were erected centuries ago and still perform their duties adequately. Due to the generalized use of new materials, problems with stone block production and complexity of arch building, the use of this structural solution has declined. Presently subsists the need to repair roads and passageways, it’s essential to evaluate the viability of masonry bridge construction. This thesis focused on the masonry arches: behavior, geometry and materials; being the primary purpose of this work the development of construction methods and geometric shape that could contribute to a faster construction with the advantages of the masonry arch structure. Three spans were studied: 4, 9 and 12 meters, which can be used in the construction of hydraulic, rural or national road passageways, using concrete as the key material, chosen for its durability and compressive strength. The use of construction waste in the concrete was considered contributing to a sustainable and responsible construction. For each span, arches and a number of voussoirs were designed so that a faster and simpler construction could be obtained while at the same time taking in account the needs of voussoir transportation to and at the construction site. A prototype for the 4 meter span was built in real scale which made possible the identification of problems in the building with the designed solution which led to the proposal of measures that could reduce the setbacks. This work proposes a system of integrated construction solutions: precast concrete voussoirs, block laying and block transportation methods. It is intended to justify the viability of arch bridges construction by means of new, faster and straightforward building methods while contributing to the use of this structural typology with the quality and durability that characterize masonry arch bridges.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/2354
appears in collectionsCIVIL - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009000511.pdf9.15 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2