Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23429
Title: A importância da música a quatro mãos no ensino do piano
Author: Cunha, Daniel Filipe Ferreira Amaral da
Advisor: Marinho, Helena
Keywords: Ensino da música
Música de conjunto
Piano - Interpretação musical
Música instrumental
Ensino de piano
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao longo da minha experiência como pianista a música de conjunto foi ganhando um papel cada vez maior, especialmente aquela composta para piano a quatro mãos e para dois pianos. Ao nível pedagógico, fui notando que a presença no reportório dos meus alunos de obras para piano a quatro mãos tem estado limitada ao período de iniciação ao instrumento. Portanto, achei que esses alunos poderiam beneficiar de uma maior exposição a este reportório. Neste projecto propus abordar o papel da música para piano a quatro mãos na formação do aluno de piano, analisando, principalmente, os possíveis benefícios que se podem tirar desta prática ao nível da leitura e do ritmo, mas também pela introdução de práticas relativas à música de conjunto. Por conseguinte, delineei o presente projecto, que apresento na primeira parte desta dissertação com o título “A importância da música a quatro mãos no ensino do piano”, aplicado na Academia de Música de Espinho. A segunda parte desta dissertação integra o relatório da componente de Prática de Ensino da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Esta componente foi realizada durante o ano lectivo de 2016/2017 na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), envolvendo a orientadora cooperante Elsa Silva e 4 alunos de piano desta instituição.
Throughout my experience as a pianist, ensemble music has been gaining more prominence in my musical life, particularly works composed for piano duet or two pianos. In terms of my pedagogical experience, I have noticed that the presence of four-hand piano music in the repertoire of my students was mostly limited to the period when they began studying the instrument. Therefore, I thought that those students could benefit from a closer exposure to this kind of repertoire. In this project I approach the role of four-hand piano music in the development of the piano student, analyzing the possible benefits from playing this repertoire in improving music reading and rhythm skills, but also from the introduction of ensemble music practices. Therefore, I developed this project, which I expose in the first part of the dissertation with the title “The importance of four-hand piano music in piano teaching”, implemented at the Academia de Música de Espinho. The second part of this dissertation consists of the report of the Teaching Practice component of the Supervised Teaching Practice course. This component was developed during the school year of 2016/2017 at the Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), with the collaboration of the co-operative advisor Elsa Silva and 4 students from this institution.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23429
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DanielCunha.pdf3.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.