Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23427
Title: Relações funcionais do ensino da trompa entre o Conservatório Regional de Ponta Delgada e as bandas civis em S. Miguel, 2016/17: relatório final da prática de ensino supervisionada
Author: Alves, Duarte Nuno Costa
Advisor: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Silva, José Bernardo
Medeiros, Maria Rita
Keywords: Ensino da música
Trompa - Ensino
Música para trompa
Estrategias de aprendizagem
Bandas de música - Ponta Delgada (Açores, Portugal)
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Projeto Educativo divide-se em duas partes: a primeira constitui-se de um tema de investigação que pretende estudar as Relações funcionais do ensino da trompa entre o Conservatório Regional de Ponta Delgada e as bandas civis na ilha de S. Miguel no ano letivo 2016/17; a segunda parte forma-se pelo relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Assim, é analisada, contextualizada e compreendida a importância, função e presença da trompa de harmonia nas bandas civis e no ensino especializado de música. O PES refere-se às aulas assistidas e supervisionadas, desenvolvido no Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), com quatro alunos da minha classe de trompa. Para além das aulas assistidas foram desenvolvidas algumas atividades de promoção das aprendizagens dos alunos da classe, nomeadamente masterclasse, workshops e audições.
The present Educational Project is divided into two parts: the first part consists of a research project the purpose of which is to study the functional relationships in the teaching of french horn between the Conservatório Regional in Ponta Delgada (CRPD), and the civilian bands on the island of São Miguel, during the academic year of 2016/17; the second part is the report of Supervised Teaching Practice. In this way the importance, the function and the presence of the French horn in the civilian bands and in specialized musical education, will be analyzed, contextualized and understood. Supervised Teaching Practice refers to the observed and supervised classes given to four students of my Horn class in the Conservatório Regional de Ponta Delgada. In addition to the observed lessons, other activities were developed to consolidate the learning process of the class, namely a master class, workshops and auditions.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23427
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.