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http://hdl.handle.net/10773/23418
Title: | Automatização e controlo de reservas na indústria hoteleira |
Author: | Calçado, Samuel Fernando Jorge |
Advisor: | Santos, José Paulo Oliveira |
Keywords: | Gestão hoteleira - Clientes Bases de dados Serviços web |
Defense Date: | 5-Jan-2018 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação visa desenvolver um sistema de controlo e gestão de acessos
para a indústria hoteleira.
O uso deste sistema destina-se a resolver alguns problemas encontrados a
nível de custos de funcionamento de uma receção 24 sobre 24 horas e a nível
de tempo despendido pelo cliente no check-in, melhorando assim o nível de
conforto dos clientes no processo de reserva de um alojamento.
As soluções de mercado (evidenciadas no estado da arte), embora tenham
muitas vantagens, não permitem a automação total do sistema de controlo
de acessos, nem usam a mesma tecnologia de comunicação entre a fechadura
da porta e o servidor WEB da plataforma proposta.
A plataforma proposta permite, além da reserva remota do alojamento (à
semelhança de outras plataformas no mercado), o pagamento da reserva
através de PayPal e o registo numa base de dados remota de todas as
informações relevantes ao funcionamento do sistema. O servidor WEB tamb
ém tem algumas páginas PHP que permitem a programação automática
da fechadura, sem ser necessário a intervenção dos colaboradores da unidade
hoteleira com todos os custos inerentes.
Todo este processo é feito pelo cliente, remotamente, através de uma plataforma
WEB de reservas (como muitas no mercado) e pela própria fechadura
da porta com as novas funcionalidades propostas.
O funcionamento da fechadura da porta baseia-se no uso de um teclado, um
microcontrolador com uma interface Wi-Fi para comunicação com o servidor
WEB do sistema, e na consequente aquisição das informações necessárias
para o seu funcionamento (datas de check-in e check-out, código de acesso
e a data/hora do servidor).
O administrador, ou os colaboradores das unidades hoteleiras, por sua vez,
com esta solução, não precisam ir ao lugar desejado para entregar a chave
do espaço, cartões, ou tags RFID ao cliente (check-in). O administrador
também pode, através da plataforma de reservas, monitorizar as reservas
em vigor e controlar todas as informações disponibilizadas na plataforma.
Estes também podem monitorizar o momento em que a porta está aberta
ou fechada (através de sensores magnéticos).
A solução proposta, além dos recursos apresentados acima, usa hardware
com baixo custo de aquisição e de implementação em instalações existentes.
Este documento procura apresentar todas as etapas inerentes à obtenção do
protótipo proposto. Este trabalho está estruturado de forma a apresentar: a
pesquisa realizada em torno dos conceitos teóricos necessários, a solução proposta
para resolver os problemas apresentados na introdução à dissertação,
a implementação da solução com todo o software e hardware desenvolvido,
as considerações nais (solução nal versus objetivos iniciais) e sugestões
para trabalhos futuros. The aim of this thesis is to develop a system of access control for the hotel industry. The use of this system is intended to resolve some of the problems with the expense of operating a reception desk 24-hours-a-day and the time expended on client check-in, thereby improving the client's comfort during the hotel's accommodation booking process. The state-of-the-art solutions on the market, despite having many advantages, do not allow for the total automation of the access control system nor do they use the same communication technology between the door lock and the proposed WEB platform server. The proposed platform, aside from the remote accommodation booking (similar to other existing market platforms), also allows for the reservation payment through PayPal and the registration of all information related to the operation of the system on a remote database. The WEB server also has some PHP pages which permit the automatic programming of the lock without the intervention of the hotel sta with their inherent costs. This entire process is carried out by the client, remotely, through a WEB reservation platform (like many on the market) and the door lock itself with the new proposed functionalities. The functioning of the door lock is based on the use of a keyboard, a microcontroller with a Wi-Fi interface to communicate with the system's WEB server, and consequently acquire the necessary information for its operation (check-in and check-out dates, access codes and server date/time). With this solution, the administrator, as well as the other hotel sta , do not need to go to the designated location to hand over room keys, cards or RFID tags to the client (check-in). Through the reservation platform, the administrator can also monitor current reservations and control all of the available information on the platform, in addition to monitoring the moment the door is opened or closed (through magnetic sensors). The proposed solution, in addition to the characteristics outlined above, uses hardware with low costs of acquisition and implementation in existing installations. This document seeks to show all the steps inherent in obtaining the access control system's prototype and is structured in such a way as to present the research carried out (around the theoretical concepts needed), the solution proposed to resolve the problems presented at the introduction of this thesis, the implementation of the solution with the entire software and hardware developed and, nally, the nal considerations ( nal solution versus initial goals) and suggestions for future implementations. |
Description: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23418 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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