Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23405
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dc.contributor.advisorDias, Luís Nuno Coelhopt
dc.contributor.authorLuís, Joana Filipa Bentopt
dc.date.accessioned2018-06-06T17:27:53Z-
dc.date.available2018-06-06T17:27:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23405-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractSubsiste a ideia no seio dos designers, que o design, devia ser melhor compreendido, não só pelos profissionais, mas também pelo seu público. Neste contexto e propondo uma abordagem lúdica ao tema, foi desenvolvido o Design+, um jogo de tabuleiro que recorre à tecnologia da realidade aumentada (RA), para comunicar conceitos de design. Assim, tendo o Design como tema, este jogo procura comunicar ludicamente a história e os princípios deste a um público abrangente, profissional ou não, através da conquista de desafios, anexados ao jogo de tabuleiro, e desencadeados através de dispositivos móveis (smartphone ou tablet) com uma aplicação de RA desenvolvida para o efeito. O projeto desenvolvido aposta numa estratégia lúdica, na qual a informação e conhecimento sobre o design se torna acessível, por via do jogo, a um público vasto, sem necessitar a existência conhecimentos prévios. A partir da imersão dos jogadores, foi possível relacionar a experiência de jogo com a educativa, facilitando a adquisição conhecimentos e uma melhor compreensão do Design.pt
dc.description.abstractAmong designers remains the idea, that the design, should be better understood, not only by pro ssio- nals, but also by its public. In this context and proposing a playful approach to the theme, was developed Design+, a board game that uses augmented reality (AR) technology, to communicate design concepts. Having Design as a theme, this game seeks to communicate in a playful way the design history and its principles, to a wide public, professional or not, by winning challenges, that are attached to the analog game and are triggered by mobile devises (smartphone or tablet) with an AR application, developed for the effect. The project developed bets on a playful strategy, in which the design information and knowledge becomes accessible, through the game, to a large audience, without needing a previous knowledge of it. From the immersion of the players, it was possible to relate both gaming and education experience, facilitating knowledge acquisition and a better understanding of Design.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectJogos on line - Realidade aumentadapt
dc.subjectRealidade aumentada - Jogos on linept
dc.subjectLudicidadept
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subject.otherJogopt
dc.subject.otherAprendizagempt
dc.subject.otherRealidade Aumentadapt
dc.subject.otherDesignpt
dc.subject.otherLudicidadadept
dc.titleDesign+: jogo de tabuleiro para a comunicação lúdica do design com recurso à realidade aumentadapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201938715-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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