Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23300
Title: A escrita no processo de construção de conhecimentos de história no 2º ciclo
Author: Libório, Mafalda Muge Almeida
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Ensino da escrita
Ensino básico 2º ciclo
Textos expositivos
Ensino da história
Técnicas da aula
Processos da escrita
Construção do conhecimento
Defense Date: 5-Jan-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho baseia-se no movimento “Escrever para Aprender”, evidenciando a importância da escrita para a construção de conhecimentos. Ganha vida com uma reflexão acerca da situação escolar atual e das principais dificuldades evidenciadas pelos alunos que acabam por se traduzir em insucesso escolar. Com o objetivo de compreender melhor de que forma podem ser combatidas estas dificuldades, surge a seguinte questão de investigação: “De que modo é que a elaboração de uma atividade prévia pode influenciar a qualidade dos textos produzidos pelos alunos, contribuindo para a construção de conhecimentos?”. Para dar resposta a tal questão, foi realizada uma atividade de escrita com oito alunos do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal, consistindo na realização de uma atividade prévia (um resumo), seguida da elaboração de uma produção escrita do tipo expositivo. Dados os objetivos da investigação, realizou-se um estudo do tipo qualitativo, obedecendo a uma metodologia de investigação-ação implementada através de uma atividade de intervenção. Devido à brevidade da atividade, optou-se por complementar a investigação com a aplicação de um inquérito por questionário e com a realização de um focus group. Apesar de as conclusões desta investigação não poderem ser generalizáveis dadas as limitações do estudo, salienta-se a importância da escrita em outras áreas disciplinares para além da disciplina da língua portuguesa. Foi ainda possível concluir que os alunos compreenderam bastante bem os conteúdos, evidenciando uma maior dificuldade na construção e organização do texto – aspetos que não foram trabalhados durante a intervenção. Assim, no presente estudo, serão ainda propostas algumas atividades que poderiam complementar as atividades realizadas e, consequentemente, facilitar o processo de elaboração de produções escritas
This work is based on the movement "Writing to Learn", pointing the importance of writing for the construction of knowledge. It comes to life with a reflection about the current school situation and the main difficulties evidenced by the students which lead to school failure. In order to a better understanding of how these difficulties can be tackled, the following research question arises: "In what way can the elaboration of a previous activity influence the quality of the texts produced by the students, contributing to the construction of knowledge? ". In order to answer this question, a writing activity was carried out with eight students from the 6th year of schooling in the subject of History and Geography of Portugal, consisting of a previous activity (a summary), followed by a writing production of the expository type. Given the objectives of the research, a qualitative study was carried out, complying with an action-research methodology implemented through an intervention activity. Due to the brevity of the activity, it was decided to complement the investigation with the application of a questionnaire survey and with the realization of a focus group. Although the conclusions of this investigation cannot be widespread due to the limitations of the study, the importance of writing in other disciplinary areas besides the discipline of the Portuguese language is emphasized. It was also possible to conclude that the students understood the contents quite well, evidencing a greater difficulty in the construction and organization of the text - aspects that were not worked during the intervention. Thus, in the present study, some activities will be proposed that could complement the activities carried out and, therefore facilitate the process of elaboration of written productions
Description: Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23300
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.