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http://hdl.handle.net/10773/23134
Title: | Desenvolvimento de práticas colaborativas na gestão do currículo – o papel do departamento curricular |
Author: | Pereira, Fernanda Maria do Amaral Rodrigues |
Advisor: | Costa, Nilza Mendes, António Neto |
Keywords: | Gestão curricular Trabalho em equipa Desenvolvimento dos currículos Cooperação em educação |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo pretende caracterizar o trabalho desenvolvido pelos
professores numa estrutura de coordenação pedagógica intermédia – o
departamento curricular – tendo em conta o desenvolvimento de práticas
colaborativas na gestão do currículo.
Esta problemática será enquadrada nas tendências actuais de mudança que
se verificam em áreas como o currículo e a organização pedagógica da
escola. Subjacente à criação dos departamentos curriculares, está uma nova
visão de currículo.
Nas mudanças que se preconizam, a colaboração e a colegialidade entre os
docentes são apontadas como pontes vitais para o desenvolvimento das
escolas e dos professores e o individualismo docente é visto como uma
“heresia” a combater. Por outro lado, no quadro da autonomia das escolas,
estas são chamadas a tomar decisões ao nível da gestão do currículo,
corporizadas na construção de projectos curriculares próprios e
contextualizados a cada realidade. Esta nova concepção de currículo coloca
uma série de desafios ao trabalho dos professores, designadamente um apelo
intenso à colaboração.
Se esta forma de cultura docente não surge fácil nem espontaneamente nas
escolas, existem, contudo, algumas estruturas e mecanismos tendentes à sua
promoção, nomeadamente, os departamentos curriculares.
Através de uma metodologia de estudo de caso analisa-se o trabalho
desenvolvido no departamento curricular de Ciências Exactas – 2º Ciclo do
Ensino Básico, numa escola da região centro, tentando compreender até que
ponto a sua organização e composição favorecem práticas de trabalho
colaborativo entre docentes, nos aspectos relativos à gestão do currículo.
Os dados indicam-nos que a organização e composição deste departamento
curricular visa promover a articulação entre disciplinas do mesmo ciclo,
atenuando a compartimentação do ensino, nesse ciclo. Apesar disso, não há
uma prática regular e sistemática de trabalho colaborativo em aspectos que,
tradicionalmente, são relegados para o foro do individualismo: planificação de
aulas, produção de materiais pedagógicos e partilha de metodologias.
Os professores do departamento, identificam algumas potencialidades e
constrangimentos que o trabalho colaborativo encerra, revelando vontade de
modificar determinadas práticas (que o tempo ajudou a enraizar) alicerçadas
no isolamento e numa visão demasiado disciplinar e compartimentada do
ensino.
Apesar do trabalho colaborativo entre docentes, ao nível da gestão do
currículo, não ser sistemática, nem gerar uma interdependência substancial
entre professores, pode considerar-se a existência, no departamento, de
algumas formas elementares de colaboração. Entre elas, assinalamos as
trocas esporádicas e informais de ideias e soluções para determinados
problemas educativos e o envolvimento de todos os docentes do
departamento no trabalho de planificação do ensino e de outras actividades
educativas. The present study aims to characterise the kind of work which is being developed by teachers in a pedagogical coordination structure of the schools – the curricular department – taking into consideration the development of strategies of collaboration among teachers in the curriculum implementation process. This issue is framed in up to date perspectives of change verified in areas such curriculum and pedagogical organisation of the school: a new vision of curriculum has originated the curricular departments. In this process of change, collaborative and collegiality practices are seen as crucial paths for the development of the schools and the teachers, being teachers' individualism seen as something to be extinguished. On the other hand, in the frame of the autonimisation process of schools, teachers are called to make curricular decisions such as the design of curricular projects linked with the context of the schools. This new curriculum conception brings new challenges to teachers, namely a strong appealing to team work. However, this new pattern of teachers' work is neither easy nor spontaneously and there are some structures and mechanisms which promote them, being the curricular department one of them. Through a case study methodology, the work developed in a curricular department of a school was analysed, attempting to understand in which way its organisation and structure helps the practice of collaborative work among teachers concerning curriculum implementation. The results found indicate that the organisation and the structure of the curricular department attempts to promote the articulation between disciplines of the same school level, minimising the traditional independent way in which teaching is seen on that level. Despite of that, the results have not shown the existence of regular and systematic practices of collaborative work among teachers in tasks which traditionally are delegate to a single teacher: the design of lessons and of pedagogical materials as well as the sharing of teaching strategies. However, the teachers of the curricular department seem to be aware of the potentialities and constrains of team work and reveal some willing of modifying their practices, these still based in an individual and disciplinary perspective of teaching. Despite the results mentioned above, it may be considered the existence of elementary forms of collaborative work among teachers as, for example, at the level of informal talks. |
Description: | Mestrado em Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23134 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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