Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23118
Title: | Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso numa escola básica integrada |
Author: | Serra, Célia Maria Almeida Matos |
Advisor: | Portugal, Gabriela Costa, Jorge Adelino |
Keywords: | Desenvolvimento dos currículos Ensino básico 1º ciclo Educação pré-escolar |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Falar em Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do
Ensino Básico implica assumir a Educação de Infância como primeira etapa da
educação ao longo da vida. Esta assunção é recente em Portugal uma vez que
a história da educação de infância foi feita de avanços e retrocessos o que
originou distorções na implementação e alargamento da rede oficial de
educação pré-escolar.
Por outro lado reflectir sobre questões curriculares ligadas à realidade dos
jardins de infância públicos é descobrir que este é um lugar de aprendizagem e
desenvolvimento o que implica uma organização e gestão dos tempos,
espaços, materiais e equipamentos. Implica, também, a planificação da acção
pedagógica e a dinamização do trabalho com as famílias e com a comunidade.
Pensar nos Jardins de Infância como locais onde se praticam e gerem
currículos leva-nos até à temática deste trabalho isto é, à forma como se
poderão articular essas formas de trabalhar com o nível educativo seguinte:
com o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Perspectivar a continuidade educativa não quer dizer que se assuma a
educação pré-escolar como uma extensão para a base da escolaridade
obrigatória ou mesmo que se centre na preparação para o nível seguinte. No
entanto, há que encontrar mecanismos de articulação entre os dois para que
não existam descontinuidades no trabalho aí realizado.
Neste sentido, foi nosso objectivo analisar, descrever e interpretar a forma
como se articulam a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico numa
Escola Básica Integrada, tratando-se, por isso, de um estudo de caso.
O trabalho de campo contempla a análise dos documentos orientadores da
escola bem como das estruturas orgânicas e as práticas implementadas pelos
professores e educadores.
A metodologia de recolha de dados inclui, ainda, entrevistas semiestruturadas
aos elementos da direcção da escola e aos professores e educadores que
directamente têm a seu cargo a promoção da articulação curricular entre os
dois níveis educativos em estudo. To talk about curricular articulation between pré-scholar education and first basic cycle implies assuming childhood as the first step of education through life. This assumption is new in Portugal, due to the fact that the history how childhood education was made of steeps for forward and backward, that leaded to disturbs in implementation and enlargement of official net of pré-scholar education. On the other hand reflecting about curricular questions linked to reality of public kindergarten is to discover that is a place of learning and development, facts that imply organisation, time, space, materials, equipments management. Besides this, it implies planification of pedagogic action and the dinamisation of work with the families and community. To think about kindergarten as places were curriculum are practice and ruled led us to the theme of this work there is to the way we can articulate this ways of working with the next educative level. But, perspectevating educative continuity doesn’t mean that pré-scholar education is supposed to be an extension of obligatory scholarship or even it is centralised in preparation of next level. In addiction, it will be necessary to find mechanisms articulating both in order to avoid discontinuities in the work that is made. In this way is was our objective to analyse, describe and interpretate the way the pré-scholar education and the first basic cycle, in an integrated school, are articulated, so we have made a case study. The field work involves the analysis of guiding documents of the school as well as the organic structures and procedures implemented by theachers and educators. The methodology of data gadding includes semi-stuctured interviews to board elements of the school and teachers and educators that have directly in there hands the promotion of curricular articulation between the two levels of education in study. |
Description: | Mestrado Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23118 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
242.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.