Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPombo, Lúciapt
dc.contributor.authorSoares, Rui Manuel Vieirapt
dc.date.accessioned2018-03-13T10:59:02Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22613-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade a análise da dinâmica colaborativa estabelecida e dos documentos elaborados coletivamente pelos alunos numa Wiki, articulados com as estratégias desenvolvidas em diferentes ambientes formais de ensino e aprendizagem: sala de aula, laboratório e outdoor. A análise foi contextualizada em dois referenciais teóricos: ciclo Wiki (Davies, 2004) e Teoria da Atividade Histórico-Cultural (Vygotsky, 1978; Engeström, 2001). Do ponto de vista metodológico foi adotado o estudo de caso para fazer uma análise profunda da dinâmica colaborativa, utilizando vários instrumentos de recolha de dados. Concluiu-se que o grupo de alunos estudado manteve globalmente o compromisso na construção da Wiki, decorrente de vários fatores previstos por Davies (2004): compreensão técnica e concetual do trabalho Wiki, confiança na comunidade, na tecnologia, bem como nos conteúdos publicados. De acordo com este modelo, estes fatores contribuiram de forma retroativa para as contribuições regulares e para manter o valor individual e social da Wiki. A Teoria da Atividade Histórico-Cultural permitiu o reconhecimento de numerosas contradições no sistema de atividade Wiki, quando este se encontrava em interação com atividades desenvolvidas noutros ambientes de aprendizagem: primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. A colaboração dos alunos nas atividades Wiki foi variável ao longo do tempo e dentro de cada atividade. As evidências resultantes da triangulação dos dados mostraram, neste caso, a co-existência de dois grupos de alunos com visões distintas do trabalho coletivo, uma perspetivada na literatura como cooperativa e a outra como colaborativa. O learning design aplicado não foi suficiente para neutralizar esta clivagem. No que concerne aos produtos coletivos desenvolvidos pelo grupo estudado, constatou-se que os alunos, somente de forma parcial, conseguiram desenvolver e expressar as suas próprias ideias por três razões fundamentais: (i) persistência e domínio de informação factual previamente lecionada nas aulas presenciais; (ii) redução da contribuição e da intensidade colaborativa dos alunos em páginas Wiki de maior exigência cognitiva e (iii) persistência nas páginas Wiki de informação copiada pelos alunos a partir de outros sítios da Web.pt
dc.description.abstractThe aim of this research was the analysis of the collaborative dynamic and the collective documents done by the students within a Wiki, structured in accordance with the strategies developed in different learning environments, such as the classroom, lab and outdoors. The analysis was contextualized in two theoretical frameworks: Wiki cicle (Davies, 2004) and cultural–historical activity theory (Vygotsky, 1978; Engeström, 2001). The methodology chosen was a case study in order to make a deeper analysis of the collaborative dynamics, using different instruments to gather data. The conclusion was that the students in the case study adhered to building the Wiki, in accordance to several factors as foreseen by Davies (2004): concetual and technical understanding of the work pertaining the Wiki, trust in the community and in the technology, as well as in the published materials. According to this model these factors helped in a retroactive way towards the periodical contributions and also to keep the individual and social value of the Wiki. The Historical and Cultural Activity Theory allowed the recognition of several contradictions within the Wiki activity system whenever it interacted with other activities developed in another learning environment: first, second, third and fourth. Students’ collaboration in Wiki’s activities differed throughout the study as well as within each activity. The evidence that resulted from analyzing the data showed, in this case, the co-existence of two students’ groups with different approaches to collective work. One was based on literature as cooperative and another as collaborative. The learning design applied was not enough to dissipate this difference. Regarding the collective products developed by the group that was studied, it was noted that the students only partially were able to develop and express their own ideas, due to three main reasons: (i) resilience and an overall knowledge of factual information taught previously in the classroom, (ii) a lesser demand on cognitive skills regarding the intensity and contribution from the students in Wiki pages and (iii) persistence of Web copied information by the students without credits on the Wiki pages.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia em educaçãopt
dc.subjectAprendizagem colaborativapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagem - Ensino secundáriopt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectActividades de aprendizagempt
dc.subject.otherWikipt
dc.subject.otherPBworks®pt
dc.subject.otherSala de aulapt
dc.subject.otherLaboratóriopt
dc.subject.otherOutdoorpt
dc.subject.otherAprendizagem colaborativapt
dc.titleAprendizagem colaborativa com o uso de wikis: um estudo de caso em diferentes ambientes formais (sala de aula, laboratório e outdoor) numa turma de biologia e geologia do ensino secundáriopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2019-03-31T09:00:00Z-
dc.identifier.tid101421320-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf13.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.