Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22579
Title: | The Spanish music in China: a cross-culture analysis of Granados piano suite Goyescas |
Other Titles: | A música espanhola na China: uma análise do cruzamento de culturas segundo o piano suite Goyescas de Granados |
Author: | Xiaoxi Wang |
Advisor: | Shao Xiao Ling |
Keywords: | Música - Espanha - China Diferenças culturais |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho tem como principal objetivo a criação de uma performance que
espelhe o cruzamento de duas culturas distintas: a espanhola e a chinesa.
Através da Suite de Piano Goyescas, de Granados, concretizarei uma pesquisa
que realizará o cruzamento destas duas culturas, tanto a nível histórico e social,
como estético e musical.
Sendo uma pianista de nacionalidade Chinesa, a estudar música em contexto
europeu, tive a oportunidade de contactar com uma nova perspetiva da criação
musical. Este facto, bem como o contacto mais direto com a cultura ocidental, e
a espanhola em particular, revelaram-se para mim bastante importantes,
constituindo-se objetos de investigação futura e que desejo muito espelhar na
minha prática musical.
Estes factos permitiram-me ainda desenvolver uma outra perspetiva sobre a
obra de Granados, uma perspetiva que tem por base a minha leitura do seu
trabalho. Para conseguir transmitir o seu pensamento e interesses musicais a
um público que na grande maioria dos casos desconhece a sua obra e a cultura
espanhola em particular, foi feito um estudo profundo da sua linguagem estética
e musical.
Do ponto de vista metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica,
diversas entrevistas a pianistas de diferentes países e uma análise da obra. Por
outro lado, senti que era importante construir a minha interpretação de
Goyescas. Para o facto, desenvolvi uma performance baseando-me na análise
da sua linguagem musical, disponibilizando materiais de discussão a outros
pianistas, chineses ou não, aquando de futuros estudos acerca desta temática.
Foi ainda realizado um estudo aprofundado das técnicas de composição de
Granados, procedendo-se ainda à análise do temperamento espanhol da obra
e da sua relação com as pinturas de Goya.
Acredito que o propósito deste trabalho não será apenas o de transmitir a música
de Granados e as suas criações através da performance em palco, mas também
o de encontrar um método que ajude pianistas da minha geração a compreender
melhor a música deste compositor e, consequentemente, a tornar a música
espanhola gradualmente mais reconhecida e presente nos reportórios de
pianistas, nomeadamente os de nacionalidade chinesa. This work aims to do cross-cultural research on the socio-historical, musical and performing aspects of Granados’ piano suite – Goyescas. As a Chinese pianist studying music in a European context, I was able to come into contact with a new perspective of music which I desire to study. At the same time, a distinct position in relation to Granados’ works was taken in the scope of my personal and psychological judgement of his works. In order to express Granados’ musical thoughts, as precisely as possible, to the Chinese audience, a deepened awareness of the musical language and musical imagination of Granados’ works was undergone. This work was supported by bibliographical research, interviews with pianists from different countries, and my personal performing experiences. I felt that it was important to include my personal interpretation, to discuss the playing experience provided to Chinese pianists for their future studies of this music, based on the analysis of Granados’ musical language. To accomplish this, his composing techniques, the Spanish temperament of Goyescas and its relation to Goya’s painting was also relevant to my study. It is my belief that the significant propose of this work is not only to transmit Granados’ music and his notions through performing on the stage for the audience, but also to find a method which helps pianists of my generation to better understand Granados’ music, and consequently, make Spanish piano music become gradually more recognized in the repertoires of Chinese pianists. |
Description: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22579 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 8.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.