Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22555
Title: O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
Author: Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
Advisor: Cayatte, Henrique Frederico Cantiga
Keywords: Imprensa - Design
Jornalismo
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se a justificar as potencialidades dos processos do Design, no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos (noticiosos). No sentido de cumprir a missão do jornalismo, que é a de informar sobre os acontecimentos mais recentes que sejam importantes para o público, o Design, tal como outras áreas especializadas, é dotado de capacidades comunicativas que respondem a necessidades da nova forma de comunicação emergente. À semelhança com o que acontece com a fotografia, as diversas áreas profissionais tangentes ao jornalismo, como é o Design, pode constituir uma mais-valia se as redações integrarem estes profissionais especializados nas suas equipas. Esta diversidade profissional, potencia um ambiente de colaboração multidisciplinar, com capacidade maximizada de resposta às necessidades do público, no paradigma actual dos mídia. O Design, sendo um meio passível de transportar informação, promove a clareza da mensagem e a sua eficácia, no objectivo de comunicar. Assim, não será apenas uma ferramenta de transformação estética, mas antes e principalmente, parte integrante de um trabalho multidisciplinar colaborativo, que visa desenvolver melhores conteúdos jornalísticos.
This research aims to justify the potential of Design processes in the development of contextualized journalistic content (news). Keeping in mind the journalism goal, of communicating about the more recent happenings that are important to the audience, the discipline of Design offers communicative strengths that seem to be appropriate to help face some of the emerging challenges of the media industry. Similarly to what happens with photography, the disciplines that are tangible to journalism can be a useful aid in the newsrooms when integrated in their teams. The diversity of a newsroom helps to develop a collaborative, multidisciplinary environment, which boosts the capability answering to the needs of the audience, in the current media paradigm. Design being a communication channel capable of conveying a message, attempts to add clarity to the information in order to better it’s effectiveness, in the goal of communicating. Therefore, it should not be seen as only a aesthetic pos-production transformation tool, but mainly, as a core part of a multidisciplinary and collaborative work, with the propose to develop better journalistic content.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/22555
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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