Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22373
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Margarida Isabel Cabrita Marques | pt |
dc.contributor.advisor | Santos, José Paulo Oliveira | pt |
dc.contributor.author | Fajardo, José Ricardo Tavares | pt |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T16:22:44Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T16:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/22373 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt |
dc.description.abstract | Cada vez mais existe uma preocupação do impacto dos transportes no meio ambiente. Isto leva-a que haja uma forte aposta nas políticas de mobilidade sustentável com especial ênfase para o uso da bicicleta, visto que para além de ser um meio de transporte não poluente, ainda permite estimular a prática de exercício físico. Todavia os utentes deste meio de transporte estão vulneráveis, pois, em caso de acidente podem ter lesões graves. Posto isto, é necessário desenvolver soluções que permitam zelar pela segurança dos ciclistas. Neste seguimento, a presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução que permita ajudar os ciclistas durante as suas deslocações. Esta solução baseia-se na utilização de um sensor que é capaz de medir e avaliar a distância da bicicleta ao restantes veículos, sendo que desta forma é possível alertar o ciclista para a aproximação dos veículos. Este alerta é feito através de uma aplicação em android que monitoriza os valores do sensor de distância. Foi construído um protótipo, para a realização de testes em meio urbano tendo-se escolhido três percursos (Percurso A, B e C), é possível tirar conclusões acerca da solução concebida. Também se realizou um estudo para saber qual era a distância que os condutores deixavam na manobra de ultrapassagem, podendo-se concluir que a maioria das ultrapassagens ocorreram entre 1 e 1.5 metro tendo-se registado em alguns casos em que a distância foi inferior a 1 metro. | pt |
dc.description.abstract | There is an increasing concern about the impact of transports on the enviroment. This leads to a strong investment in sustainble mobility policies with especial emphasis for bicycle usage, since it is not only a non-polluting means of transportion but it also stimulates exercise pratice. However, the users of this means of transportion are vulnerable, because they face the possibility of serious injuries in case of accidents. Thus it is necessaryto develop solutions that ensure the safety of cyclists. Given this, the present dissertation aims to develop an equipment that helps bycicle users during their travel. This solution is based in the utilization of a sensor that is capable to measure and evaluete the distance of the bicycle to the remaining vehicles. With this system it is possible to alert the cyclist about vehicles approaching. This alert is done through an android app that monitors the values of the distance sensor. A prototype was built for performing tests in an urban environment, three routes being chosen (Route A, B e C) based on which conclusions about the solution may be established. A study about the passing distance left by drivers was also performed, being concluded that the majority of overtakings occurred between 1 to 1.5 meters, with distance below 1 meter being registered in some cases. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.relation | Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-16740. | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt |
dc.subject | Sensores | pt |
dc.subject | Bicicletas | pt |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt |
dc.subject | Smartphone | pt |
dc.subject.other | Bicicleta | pt |
dc.subject.other | Segurança | pt |
dc.subject.other | Acidentes | pt |
dc.subject.other | android | pt |
dc.subject.other | Arduino | pt |
dc.subject.other | Sensor de distância | pt |
dc.title | Plataforma laboratorial de segurança para ciclistas | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201581868 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_José_Fajardo_64577.pdf | Tese_José_Fajardo | 30.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.