Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreirapt
dc.contributor.authorMosca, Mário Jorge Ferreira dos Santospt
dc.date.accessioned2018-02-02T10:34:44Z-
dc.date.issued2016-12-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22017-
dc.descriptionMestrado em Marketingpt
dc.description.abstractO presente estudo tem como objectivo principal estudar a perspectiva dos consumidores sobre a bicicleta como produto ecológico, tendo em consideração as práticas de produção utilizadas pelas organizações em relação à problemática ambiental do planeta. As preocupações com o meio ambiente são uma constante por parte dos consumidores, levando-os a ter consciência e a praticar actos ecologicamente correctos. Neste contexto, um produto ecológico ganha a importância pela preferência por parte dos consumidores, influenciando designadamente a notoriedade, a imagem e o sentimento de ser visto como um cidadão ecológico. Um dos principais objectivos das empresas do sector das duas rodas passa pela capacidade de colocar no mercado produtos ecologicamente sustentáveis, indo ao encontro do crescente número de consumidores considerados ecológicos. A presente pesquisa foi operacionalizada com recurso à aplicação de um questionário em que participaram 260 pessoas com idades entre os 18 e os 65 anos residentes no distrito de Aveiro. Os resultados obtidos demonstram que a concepção da bicicleta é considerada nociva para ambiente, resultado do complexo processo de fabrico. Constatámos que a média de idades do utilizador da bicicleta se situa entre os 26 e 35 anos de idade, com um nível de literacia médio e um rendimento médio-baixo (500€ - 1000€). A durabilidade, factor preço e os materiais utilizados na concepção da bicicleta foram as variáveis em que os resultados foram mais favoráveis. Os resultados podem levar as organizações a alterar os seus comportamentos de abordagem com o mercado, à pesquisa de novas técnicas e métodos de produção capazes de proporcionar ao consumidor final novos conceitos que contribuam para o desenvolvimento de uma bicicleta mais amiga do ambiente, em termos de concepção.pt
dc.description.abstractThe present research was carried out with the propose of verifying if consumers consider the bicycle as an ecological product, regarding planet Earth’s environmental issues that companies have in their manufacturing process. Consumers are constantly concerned about these environmental problems, so that they can think and act consciously about them. In this matter, ecological products are increasing their business relevance owing to consumer preferences; in fact, commercial product encompasses some aspects such as notoriety, image and the sense of being seen as an ecological citizen by others. One of main proposes of companies in this sector is to provide ecological and sustainable products, in order to meet the growing demand by consumers. This research was preformed using a questionnaire designed to inquire the population of Aveiro; the data was obtained from 260 subjects aged between 18 and 65. Statistical analysis was performed using the SPSS program. The results demonstrate that consumers regard the bicycle as an environmentally harmful product, which is the outcome of a complex manufacturing process. We verified that the user’s average age stands between 26 and 35; medium literacy level and a medium-low wage (€500 -1000€). Per the results, the most favourable variables were durability, price and materials used in the conception. Our conclusions may alter company’s market behaviours by making them search for new methods and manufacturing techniques, to provide new environment-friendly concepts to the consumers, in terms of conception.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBicicletaspt
dc.subjectMarketingpt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectComportamento do consumidorpt
dc.subject.otherBicicletapt
dc.subject.otherUtilização bicicletapt
dc.subject.otherBicicleta produto ecológicopt
dc.subject.otherMaterialismopt
dc.subject.otherFrugalidadept
dc.titleA bicicleta como produto é sustentável na perspectiva do consumidorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2018-12-22T10:00:00Z-
dc.identifier.tid201933721-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.