Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21908
Title: Para uma leitura possível do texto narrativo literário no ensino básico: dos textos programáticos às práticas pedagógicas
Author: Brito, Elisabete Batoco Constante de
Advisor: Albuquerque, Maria de Fátima Mamede de
Keywords: Textos literários - Interpretação
Ensino da língua portuguesa
Práticas pedagógicas
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propôs-se reflectir sobre a questão da leitura e da compreensão do texto narrativo literário no ensino básico. O nosso interesse pelo assunto foi motivado pela importância atribuída a este texto pelo programa e, em consequência, pela sua predominância quase absoluta na disciplina de Língua Portuguesa ao longo da escolaridade básica. Pretendemos conhecer o modo como o ensino do texto narrativo literário ério é ministrado no ensino básico e, também, como os professores, classeasse dinamizadora do processo ensino--aprendizagem, o perspectivam. Nunca abandonando as directrizes programáticas e os objectivos propostos pelas mesmas relativamente ao estudo do texto narrativo literário, quisemos saber o modo como é abordado este conteúdo no contexto de ensino-aprendizagem; perceber as imagens e as reacções dos alunos perante os textos lidos; perspectivar como reagem às actividades de leitura orientada previstas no programa; saber de que forma assimilam e compreendem as categorias as narrativa enquanto componentes semânticas importantes na construção do seu percurso literário e na interpretação e compreensão do texto em si. Para a concretização deste projecto observámos, em situação real de aprendizagem, as práticas pedagógicas relativas ao ensino-aprendizagem, recepção e compreensão do texto narrativo literário de um grupo de alunos de cada um dos anos terminais do ensino básico, nomeadamente o 4º, o 6º e o 9º anos, no momento em que, na aula de Língua Portuguesa era leccionado o conteúdo pretendido. Em termos de percurso da investigação, e após termos procedido à observação e recolha do corpus, esta dissertação começou por um trabalho de reflexão teórica acerca da problemática da narratologia em geral, bem como do texto narrativo e de algumas categorias da narrativa previstas nos conteúdos programáticos destes níveis de ensino. Estendemos essa reflexão às directrizes programáticas para o ensino básico. Abordámos, ainda, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a questão da leitura nas suas vertentes teóricas e metodológicas. Prosseguimos a investigação na sua vertente mais prática procedendo à justificação e descrição do contexto no qual decorreu o estudo. Finalizámos com a análise e tratamentos dos dados recolhidos, bem como com à interpretação dos resultados. Na análise dos dados adoptámos um paradigma de investigação qualitativo no qual o investigador assume um papel preponderante na descrição, apreciação e análise dos dados considerados importantes na persecução da investigação. Tivemos, assim, como preocupação dominante manter uma atitude de imparcialidade em todo o processo. As conclusões principais do estudo realizado procuram ir para além do simples questionamento dos problemas abordados na investigação aqui concretizada. De facto, apela-se à consciencialização da necessidade de, em educação, permanentemente se questionarem os problemas, com vista à criação de uma qualidade de ensino e de estratégias pedagógico- -didácticas que motivem o aluno para a aprendizagem. Só deste modo será possível a criação de um projecto educativo mais coerente, motivador e aliciante que resulte numa educação de todos e para todos.
The thesis at hand reflects on the question of reading and comprehension of literary narrative text in grade levels one through nine. The motivation for this study derives from the importance attributed to this text by the program and, consequently, from its nearly total predominance in the subject of Portuguese throughout these levels. Our objective is to understand the way that the narrative text is taught as well as how teachers, a dynamic class within the teaching-learning process, view the same. With the programmatic directives and objectives in studying literary narrative text proposed by these teachers in mind, we seek to know the way in which this content is approached in the teaching-learning context; to understand the images and reactions of students to the texts read; to consider how students react to the reading assignments; and to come to know how students assimilate and understand the categories of the narrative as important semantic components in the construction of their literary path and in the interpretation and understanding of the text itself. To carry out this project, we observed real learning situations to find the pedagogical practices related to teaching-learning, reception, and comprehension of narrative literary text of groups of students in each of the final years, the fourth, sixth and ninth years, at the time that the desired content was being taught in their Portuguese class. In terms of research, after having observed and collected the corpus, this study begins with a general theoretical overview of narratology, narrative text and some categories of the narrative integrated in the programs at these levels. Consideration is also given to the programmatic directives for grade levels one to nine as well as to the question of reading, in terms of both theory and methodology, in the Portuguese class. This is followed by practical research, with a justification and description of the context in which the study was carried out. We conclude with an analysis and treatment of the data collected as well as an interpretation of the results. In the data analysis, we have adopted the paradigm of qualitative research, in which the researcher takes on a preponderant role in the description, appreciation and analysis of the same, always with maximum concern for maintaining impartiality. The main conclusions do not simply question the immediate problems; instead, an appeal is made for the need to permanently question in education, in an attempt to create quality teaching and pedago-didactic strategies that motivate the student for learning. Only in this manner will it be possible to create a more coherent, motivating and enticing educational project that results in education of and for all.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/21908
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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