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http://hdl.handle.net/10773/21798
Title: | Apropriação de conceitos musicais em A.T.C. : modos gregorianos |
Author: | Ferreira, Maria de Fátima Fonte |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Ensino da música Música -- Índia Sons Tonalidade Improvisação (Mœsica) Composição musical |
Defense Date: | 9-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma abordagem complementar ao ensino dos modos gregorianos, que faz parte do programa do primeiro ano de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao invés da utilização dos modos estar circunscrita à música medieval e renascentista, pretende-se que os alunos adquiram uma visão mais global da utilização dos modos, incluindo a música Hindustani e a música tradicional portuguesa. Do ponto de vista da composição, enquanto que em A.T.C os modos servem de base à escrita de contraponto de espécies, neste estudo servem de base à improvisação, nos instrumentos dos alunos, seguindo o modelo da música Hindustani. Finalmente, explora-se a possibilidade de aplicar a mesma abordagem a outros conteúdos da disciplina The present document proposes a complementary approach to gregorian modes, part of the first year’s programme in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Instead of confining the use of gregorian modes to medieval and renaissance music, we intend that the students acquire a global vision of the modes’ use, including Hindustani and traditional portuguese music. While in A.T.C. the modes serve as basis to species counterpoint, in this study they are used for improvisation, in the students’ instruments, following the model of Hindustani music. Finally, this approach is applied to other contents of the subject. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21798 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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