Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21718
Title: Autoedição de um livro para o público infantojuvenil
Author: Dias, Idalina da Rocha Oliveira
Advisor: Torrão, João Manuel Nunes
Amado, Pedro Manuel Reis
Keywords: Edição - Literatura infantojuvenil
Livros infantis
Defense Date: 25-Jul-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No presente relatório de Projeto do Mestrado em Estudos Editoriais apresenta-se o percurso da autoedição do livro Tive uma ideia, destinado ao público infantojuvenil, desde a conceção e planeamento até à sua finalização, como protótipo. Este documento expõe, na primeira parte, um enquadramento que, de modo breve, promove, a partir de um conjunto de elementos teóricos, uma reflexão acerca da edição, do design gráfico e do livro (entendido como produto para o público infantojuvenil). Na segunda parte, descrevem-se, com detalhe, os diferentes momentos (pré-produção, produção e apreciação do protótipo) que marcam o desenvolvimento do produto final. Por pressupor a conciliação dos interesses do autor (elemento criativo) com os do editor (gestor e coordenador do processo), a autoedição pareceu oferecer as condições ideais para dotar um futuro profissional da edição de conhecimentos seguros, apoiados num saber de experiência feito,de todos os elos da cadeia de valor do livro, ao mesmo tempo que mobiliza as aprendizagens realizadas neste ciclo de estudos, complementando com a prática os ensinamentos teóricos adquiridos.
In this report regarding a Master Project in Publishing Studies a self-publishing procedure of the book Tive uma Ideia, aimed for the young-adult public, is presented since its conception and planning until its conclusion as a prototype. This document first presents a framework based on a series of theoretical elements, and promotes an observation and a reflection about publishing, graphic design and about the book (seen as a product for the young-adult public). Secondly, it is portrayed, with detail, the different moments (pre-production, production and prototype evaluation) that feature the development of the final product. By assuming the conciliation of the author’s interests (creative element) with those from the editor (project manager and coordinator), self-publish seemed to offer the ideal conditions to endow a future publishing professional with secure knowledge, supported by the gained know-how in all the links of the book value chain, and simultaneously mobilizing the acquired learning in this study cycle both theoretical and in practice.
Description: Mestrado em Estudos Editoriais
URI: http://hdl.handle.net/10773/21718
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final_IdalinaDias_77920.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.