Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21660
Title: Leitura, compreensão e escrita no ensino superior e sucesso académico
Author: Cabral, Ana Paula da Silva
Advisor: Tavares, José
Keywords: Sucesso escolar
Compreensão da leitura
Ensino superior
Composição escrita
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo enquadra-se no domínio de investigação do sucesso académico no ensino superior incidindo sobre o papel das competências de leitura, compreensão e escrita no contexto do primeiro ano dos cursos de licenciatura em ciências e engenharia. Este estudo conta com a participação de cerca de 1000 estudantes de quatro universidades portuguesas (Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade do Algarve) e, através da utilização do “Questionário sobre Leitura, Compreensão e Escrita no Ensino Superior”: Q.L.C.E.E.S.), desenvolve-se em torno de objectivos gerais, entre os quais: comparar as expectativas de desenvolvimento dos estudantes relativamente à leitura, à escrita, à educação, ao espírito crítico e capacidade de resolver problemas com o nível de desenvolvimento atingido nestes domínios após a sua entrada no ensino superior, apontar as estratégias de leitura e escrita utilizadas com mais frequência durante as tarefas de aprendizagem procurando determinar níveis de competência; analisar o grau de dificuldades e de disponibilidade manifestada pelos estudantes para receber formação especializada, detectar o grau de importância atribuído pelos estudantes a estas competências para o seu sucesso académico e determinar o índice de correlação entre a competência na leitura e na escrita e o sucesso dos estudantes. Tendo em consideração os objectivos definidos, e através da monitorização de diversas actividades de leitura/compreensão e escrita em contexto de formação/intervenção, pretende-se também analisar a existência de diferenças na prestação dos estudantes pelo facto de terem frequentado uma actividade de formação específica e observar se se pode estabelecer uma associação entre a sua prestação global e o seu nível de sucesso. A comparação das expectativas de desenvolvimento dos estudantes relativamente à leitura e escrita e outras áreas com o nível de desenvolvimento atingido revela que as expectativas, tendem a ser frustradas após a entrada no ensino superior, sobretudo nos domínios da leitura e escrita onde, à partida, as suas expectativas são já menos elevadas. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam também que os estudantes dos cursos de ciências e engenharias tendem a utilizar com muita frequência ambas as competências (fundamentalmente para satisfazer as suas necessidades académicas imediatas), embora considerem que têm mais dificuldades, revelem mais disponibilidade para receber formação e atribuam mais importância à leitura/compreensão para o seu sucesso académico. O cálculo do nível de competência dos estudantes nos dois domínios, realizado com base na frequência de utilização de estratégias específicas, permite-nos observar, igualmente, que os estudantes tendem a revelar um nível de competência mais elevado na leitura/compreensão do que na escrita, embora de cariz intermédio em ambos os casos e que o nível de competência nestes domínios se correlaciona com o nível de sucesso, embora de uma forma mais expressiva na leitura/compreensão (leitura /compreensão r=0,398 p<0,05; escrita r=0,306 p<0,05). Entre si, a leitura/compreensão e de escrita revelam elevados índices de correlação ao nível da própria competência dos estudantes (r=0,507 p<0,05), das suas dificuldades (r=0,617p<0,05) e da disponibilidade manifestada para receber formação especializada (r=0,770 p<0,05). Os resultados obtidos indicam também que, de uma forma geral, os estudantes mais competentes e bem sucedidos academicamente tendem a manifestar-se mais disponíveis para receber formação. Já em contexto de formação, os resultados indicam que existe uma associação bastante elevada entre a qualidade da prestação dos estudantes e o seu nível de sucesso académico (r=0,856 p<0,05) e que os estudantes com mais dificuldades e menos bem sucedidos tendem a usufruir de uma forma mais expressiva com a participação neste tipo de actividade de formação. De uma forma geral, os resultados obtidos permitem-nos concluir que a promoção de actividades desta natureza poderá contribuir para o registar de diferenças na prestação dos estudantes ao se verificar um acréscimo global de 32,6% na sua prestação média.
The present study is integrated in the research field of Higher Education academic success and deals with the role of reading, comprehension and writing skills in the scope of science and engineering first-year students. This study has the participation of around 1,000 students from four Portuguese universities (University of Aveiro, University of Oporto, University of Minho and University of the Algarve) and, by using the “Questionnaire about Reading, Comprehension and Writing in Higher Education” was developed based on some general objectives: to compare the expectations of development in reading, writing, education, critical reasoning and problem dealing/solving with the level of development reached in these fields after entering Higher Education; to point out the strategies more frequently used during the learning tasks aiming to determine competence levels; to analyze the difficulty level and students’ availability to receive specialized instruction; to point out the degree of importance attributed by the students to reading and writing skills for their academic success and to determine the correlation level between reading/comprehension and writing and between the competence in these two skills and the success level of the students. Bearing these objectives in mind, and through the monitoring of several activities of instruction/intervention about reading and writing in higher education, we aim to analyze the existence of differences in the students’ performance by the fact of having attended such kind of specific instruction activity and analyse if we can establish an association between their global performance and their academic success level. The comparison of the expectations of development in reading, writing, and other areas with the level of development reached in these fields reveals that the expectations tend to be frustrated after entering Higher Education, mainly in reading and writing, where the students seem to have lower expectations. The collected results indicate that science and engineering students use both skills very often (mainly for academic reasons and to accomplish their immediate academic needs), although considering to have more difficulties, showing more availability to receive instruction and attributing more importance to reading/comprehension for their academic success. The determination of the level of ability of the students in these two skills, based on the frequency in the use of specific strategies, allows us to conclude that students reveal a higher level of competence in reading/comprehension, although intermediate both skills, and that the level of ability in these skills is correlated with the level of success, although at a higher degree in reading/comprehension (Reading/comprehension: r=0,398 p<0,05; Writing: r=0,306 p<0,05). Reading/comprehension and writing skills also show high levels of correlation regarding competence levels (r=0,507 p<0,05), difficulty levels (r=0,617p<0,05) and availability to receive specialized instruction (r=0,770 p<0,05). The results also demonstrate that the most competent and successful students tend to show a higher degree of availability to receive specialized instruction. In the instruction context itself, the collected results indicate a very high correlation between the quality of the students’ performance and their level of academic success (r=0,856 p<0,05) and suggest that the students experiencing more dificulties and less successful tend to take a higher advantage of these type of activities. In a general way, the results also allow us to conclude that the promotion of such type of activities may contribute to an improvement in the attainment of the students, as a significant increase of 32,6% was accomplished in the average performance of the participant students.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/21660
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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