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http://hdl.handle.net/10773/21654
Title: | Uma abordagem didáctica ao património gravado na história geológica de Aveiro |
Author: | Figueira, Eunice Maria Rebelo |
Advisor: | Marques, Luís Manuel Ferreira Bernardes, Cristina Maria de Almeida |
Keywords: | Didáctica das ciências Geologia - Distrito de Aveiro (Portugal) Ensino das ciências da terra Trabalho de campo |
Defense Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Tendo em conta que as finalidades do ensino secundário devem proporcionar
nos alunos o desenvolvimento de competências científicas, de valores que
permitam a sua educação, e portanto, a literacia científica, foi efectuada uma
investigação educacional, que visou contribuir para melhorar a literacia.
O presente trabalho tem como problema de investigação características que
devem ter os materiais curriculares e respectivas metodologias de abordagem
para no contexto dos ambientes sedimentares da região de Aveiro, possibilitar
aos alunos a compreensão da noção de tempo geológico. A proposta didáctica
está enquadrada pela perspectiva de Ensino Por Pesquisa. Parte de uma
questão do quotidiano que se relaciona com a actual subida do nível médio da
água da mar. O Trabalho de Campo tem aqui um papel muito relevante e é
desenvolvido segundo um modelo com três etapas: a preparação da saída, a
saída e o pós viagem. Através do estudo das rochas sedimentares detríticas
explorou-se a noção de tempo geológico, encarando as rochas como arquivos
dos processos que registam as condições às quais estiveram sujeitas.
Dada a inexistência de caracterização dos locais escolhidos para a Saída de
Campo, localizados na região de Aveiro, foi, numa primeira fase, realizado um
estudo geológico descritivo dos afloramentos utilizados, caracterização dos
ambientes sedimentares que deram origem às Formações observadas e
elaborado um resumo da história geológica local. Esta investigação seguiu
uma metodologia descritiva e baseou-se, essencialmente, nas observações
efectuadas no campo.
Os materiais curriculares elaborados foram aplicados a uma turma de Técnicas
Laboratoriais de Geologia, com dezasseis alunos. Este estudo do tipo
qualitativo foi avaliado com dados provenientes do Diário de Pesquisa da
professora-investigadora, de uma Folha de Diário da Professora
Acompanhante da Saída de Campo e de um questionário administrado aos
alunos no final da experiência didáctica, que durou um mês e meio.
Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos intervenientes neste
estudo mobilizaram saberes científicos para compreender a realidade e para
abordar situações e problemas do quotidiano, adoptaram estratégias
adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões cooperando
com os seus colegas nas tarefas e no projecto comum.
Assim, seria desejável que os professores utilizassem materiais e práticas
tendencialmente enquadradas pela perspectiva de Ensino Por Pesquisa. Development of competences, attitudes and values are the main aims which should be achieved by the education system, at the secondary school level, in the context of the improvement of the scientific literacy. The research problem is related to the identification of both the main characteristics of curriculum materials and the correspondent approach methodologies that, in the context of the sedimentary environmental of Aveiro region, area able to give a contribution to the understanding of the concept of deep time. The study was carried out in accordance with a descriptive methodology within a qualitative paradigm. Several research tools have been used such as questionnaires or teacher diaries. Field work, carried out within a particular organizational model in strong articulation with the curriculum, plays in this study an important role Sedimentary rocks were seen as recording relevant information for the understanding of the complex concept of deep time. The study was developed in three stapes. During the first one, a broad geological analysis of outcrops in the area (not yet mapped) was carried out. Curriculum materials have been designed and, afterwards implemented and assessed at school, during six weeks, with students 15/16 years old. The final results reveal that with the materials planned and the methodologies carried the aims previously defined were achieved. |
Description: | Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21654 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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