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 Simulação de redes MPLS : uma perspectiva pedagógica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2154

title: Simulação de redes MPLS : uma perspectiva pedagógica
authors: Veiga, Miguel Ângelo Lopes Gaspar
advisors: Nogueira, António Manuel Duarte
keywords: Engenharia electrónica
Redes de computadores
Protocolos de redes
Internet
Tráfego de redes
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho propõe um conjunto de experiências laboratoriais desenvolvidas no sentido de elucidar os principais conceitos da tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching). Dada a importância crescente desta tecnologia no contexto das redes IP, torna-se importante que ela seja leccionada nas disciplinas de Redes dos diversos Mestrados Integrados do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e, nesse sentido, foram idealizadas diversas experiências laboratoriais que permitem compreender, de uma forma simples, os principais mecanismos de funcionamento do MPLS. Este protocolo permite optimizar o envio de pacotes através de uma rede mediante a utilização de rótulos, isto é, permite controlar a forma como o tráfego flui através da rede por forma a optimizar o seu desempenho e a utilização dos seus recursos. O MPLS foi desenvolvido com o propósito de criar uma solução normalizada que funcione em conjunto com o protocolo IP, capaz de expedir pacotes a um ritmo elevado e que possua mecanismos de gestão de recursos da rede que permitam o tratamento diferenciado de fluxos de tráfego com requisitos variados de qualidade de serviço. O conjunto de experiências desenvolvidas teve em atenção o facto de muitas das aulas práticas de Redes leccionadas no DETI terem lugar em laboratórios de redes onde os alunos realizam os trabalhos em grupos de duas pessoas e dispõem de um número limitado (embora grande) de equipamentos de rede. Assim, as experiências propostas neste trabalho utilizam, de uma forma geral, apenas 3 ou 4 routers, o que permite a sua realização no ambiente laboratorial das aulas práticas de redes. A opção pela utilização do simulador GNS3 teve a ver com a possibilidade de, por um lado, optimizar o tempo disponível para a realização do trabalho e contornar a limitação dos espaços físicos disponibilizados para a sua realização e, por outro lado, constituir um ambiente versátil e que não obriga à utilização de equipamento real. ABSTRACT: This work proposes a set of laboratorial experiments developed in a sense to elucidate the main concepts of the MPLS (Multiprotocol Label Switching) technology. Given the growing importance of this technology in the IP networking context, it is important that it can be conveniently taught in the various networking disciplines of the Integrated Master Courses of the Department of Electronics, Telecommunications and Informatics of the University of Aveiro. Therefore, several laboratory experiments were idealized in order to allow students to understand, in a simple way, the main MPLS functioning mechanisms. This protocol allows optimizing the transmission of packets through the network by using of labels, that is, it is possible to control how traffic flows through the network in order to optimize its performance and resource usage. The MPLS was developed in order to create a standardized solution that works in conjunction with the IP protocol, is able to send packets at a very high rate and has mechanisms that facilitate the management of the network resources, allowing a differentiated treatment of the traffic flows that have different quality of service (QoS) requirements. The set of experiments was developed having in mind the fact that many of the practical networking classes that are given at DETI take place in network laboratories where students are divided in groups of two elements and each group has a limited (although usually high) number of network equipments. Therefore, the proposed experiments use, in general, 3 or 4 routers, which make them perfectly executable in the lab environment of our practical classes. The option of using the GNS3 network simulator was based on the fact that this environment allows, on one hand, maximizing the limited time that is available to carry out the work and overcoming the limited physical space that is available for its completion and, on the other hand, providing a versatile environment that does not require the use of any physical networking equipment. I
description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/2154
appears in collectionsDETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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