Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21458
Title: Estudo sobre a presença da literatura em manuais de ELE
Author: Vieira, Tiago Rafael Sousa
Advisor: Pérez Pérez, Noemí
Keywords: Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Manuais escolares
Línguas estrangeiras - Literatura
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Conscientes das potencialidades da literatura no ensino de LE e reconhecendo, pela experiência enquanto alunos e professores-estagiários, da parca utilização da mesma nas práticas educativas, o presente relatório de estágio, desenvolvido no contexto das unidades curriculares de PES I e II, tem como objetivos primordiais apontar a presença da literatura em manuais portugueses e espanhóis de ELE e analisar as competências trabalhadas pelas atividades adjacentes aos textos literários encontrados. A revisão documental foi o instrumento de recolha de dados selecionado, através do qual foram revistos dois manuais escolares editados em Portugal e Espanha. Partindo de categorias de análise definidas consoante os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia mista, onde os dados recolhidos foram analisados, numa primeira fase, quantitativamente, e de forma qualitativa (na perspetiva interpretativa da análise de conteúdo) aquando das conclusões da investigação. A análise efetuada mostra que a presença da literatura nos manuais selecionados é mínima, comparativamente à quantidade de textos não-literários, e que a mesma é trabalhada maioritariamente a partir de atividades de compreensão escrita, promovendo, no geral, o desenvolvimento da competência linguística.
Conscientes de las potencialidades didácticas de la literatura en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE y reconociendo, como alumnos y profesores en prácticas, de su poca utilización en las prácticas educativas, la presente disertación de máster, desarrollada en el contexto de las unidades didácticas “PES I y II”, tiene como objetivos principales verificar la presencia de la literatura en manuales escolares de ELE, además de analizar las competencias trabajadas en las actividades asociadas a los textos literarios encontrados. El análisis documental fue el instrumento de recogida de datos seleccionado, mediante el cual se revisaron dos manuales escolares editados en Portugal y España. Partiendo de las categorías de análisis definidas según los objetivos del estudio, seguimos una metodología mixta, mediante la cual los datos recogidos fueron analizados cuantitativamente, en un primer momento y posteriormente de forma cualitativa, desde la perspectiva interpretativa del análisis del contenido. A través del análisis efectuado, verificamos que la presencia de la literatura en los manuales seleccionados es mínima en comparación con la de los textos de naturaleza no literaria, y que las actividades con las cuales se trabajan los textos literarios son mayoritariamente de comprensión lectora y, en general, inciden en trabajar la competencia lingüística.
Aware of the didactic potentialities of literature in the teaching/learning process of foreign languages and recognizing, as students and trainee-teachers, the lack of its utilisation in educational practices, the present master’s dissertation, conceived within the framework of the course units “PES I and II”, aims to verify the presence of literature regarding Spanish as a Second Language textbooks and to analyse which competences are developed by the activities associated with the literary texts found. The document analysis was the selected data collection instrument, through which two Portuguese and Spanish textbooks were revised. Starting from the categories defined in accordance with the research objectives, we followed a methodology which combines a quantitative approach (at an initial stage) with a qualitative interpretation of the collected data (content analysis). Through the analysis conducted, we verified that the presence of the literature in the selected textbooks is minimal when compared with the amount of non-literary texts, and the activities associated with the literary texts found are, mainly, reading comprehension tasks which intend, in general, to develop the linguistic competence.
Description: Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/21458
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Tiago Vieira.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.