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Título: Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia)
Autor: Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Medina, Jorge
Bonito, Jorge
Marques, Luís
Andrade, António
Palavras-chave: Materiais curriculares
Ensino das geociências
Pedreira da Quinta do Moinho
Data: 2015
Resumo: A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.
The designing of appropriate curriculum materials based on science education research recommendations promotes an in depth understanding of concepts and develops thinking skills among learners which strengthen their scientific understanding. The preparation of curriculum materials within secondary school teachers and researchers´ interaction and within a problem solving and familiar context is a relatively new idea and reveals a high potential for improving both science teaching and learning process. This paper describes the work done in order to develop, implement and evaluate curricular modules for outdoor learning environments, focusing on the sustainability analysis of the granite quarry Quinta do Moinho (northern of Portugal). The main geological features of the area and the psycho-pedagogical procedures related to the curricular module approach “Sustainable exploration of geological resources”, for the 11th year of schooling, are detailed. The implementation was carried out in three schools at the center and northern areas of the country. As far as the materials’ evaluation is concerned, a written questionnaire was administered to the students at the end of the implementation, whereas the teachers were interviewed. The learners revealed that the designed field trip materials promoted the development of competences related to collaborative work, to problem solving abilities and to lab work. The role played by the Geosciences knowledge in the process of looking for local environmental solutions was also emphasized. Teachers underline that these materials and the approach to them contribute to the achievement of a broad and accurate view of scientific literacy by the students.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/21393
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8741 http://hdl.handle.net/10174/17831
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