Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21275
Title: Avaliação de aprendizagens em ambientes exteriores à sala de aula com recurso às TIC
Author: Lopes, Carla Alexandra Morim Vale
Advisor: Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré
Marques, Luís Manuel Ferreira
Keywords: Multimédia em educação
Atividades extracurriculares
Avaliação de professores
Avaliação da aprendizagem - Alunos
Instrumentos de avaliação
Tecnologias da informação e comunicação - Ensino
Desenvolvimento de competências
Cooperação Investigadores - Professores
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As atividades em Ambientes Exteriores à Sala de Aula (AESA) (Marques, 2006) constituem um desafio (Rebar, 2009) na medida em que vários estudos (Orion, 2003 e Marques e Praia, 2009) evidenciam que as mesmas podem potenciar novas aprendizagens e promover o desenvolvimento de competências nos alunos. A inclusão e aproveitamento destes espaços de aprendizagem, pelos professores, no processo educativo levam-nos a refletir sobre as estratégias de avaliação utilizadas, no sentido de melhorar e acentuar a qualidade das aprendizagens. Contudo, são escassas as investigações realizadas neste sentido, o que, aliado às perspetivas tradicionais de avaliação dos professores, coloca em questão quais os princípios e procedimentos avaliativos mais adequados à natureza deste tipo de atividades. Urge, assim, pensar a avaliação das aprendizagens nestes contextos, não só em termos de produtos mas também de processos. Por outro lado, vários estudos têm evidenciado o papel decisivo das TIC, envolvendo professores e alunos de forma inovadora é, neste projeto, um elemento a ter em consideração, sendo um recurso a utilizar de forma sistemática e criteriosa. Desta forma, recorrendo a um estudo de caso, procurou-se construir um percurso de reflexão e construção contínua em parceria com um grupo de professores do Ensino Básico e Secundário que teve como base os seguintes objetivos: - compreender as conceções e práticas de avaliação das aprendizagens dos professores participantes no presente estudo; - desenvolver e implementar instrumentos de avaliação das aprendizagens em AESA em colaboração com os professores participantes nesta fase de investigação. A investigação foi desenvolvida em duas fases: Fase I – Diagnóstico das perceções de avaliação das aprendizagens dos professores participantes em contexto de sala de aula e em AESA; Fase II – Conceção, desenvolvimento e implementação de instrumentos de avaliação das aprendizagens em AESA explorando as TIC. Na primeira fase procurou-se, recorrendo à criação de uma wiki e a entrevistas, identificar e relacionar as conceções e as práticas de avaliação das aprendizagens em AESA de um grupo de professores do Ensino Básico e Secundário, e ainda compreender que utilização fazem das TIC nas suas práticas de avaliação. A análise dos resultados demonstra que a avaliação das aprendizagens é compreendida, pela maioria dos participantes desta fase de investigação, como sinónimo de medida e classificação, dado os professores recorrerem sobretudo a testes e fichas de avaliação. Quanto ao uso das TIC denota-se que a utilização destas tecnologias não é feita em prol do processo de avaliação das aprendizagens, sendo a formação dos professores nesta área ainda reduzida. Durante a segunda fase da investigação foram desenvolvidos instrumentos de avaliação das aprendizagens em AESA com recurso às TIC em colaboração com os professores do Ensino Básico e Secundário que participaram no estudo. Os resultados obtidos evidenciam a construção de instrumentos de avaliação das aprendizagens com recurso a várias ferramentas Web 2.0, nomeadamente o Google Docs. É de salientar que a construção destes instrumentos, maioritariamente sob a forma de questionários contaram com a participação e envolvimento ativo dos alunos no processo de avaliação das suas aprendizagens, estratégia que não era usada pelos professores antes da sua participação na presente investigação. Os resultados obtidos com a presente investigação evidenciam que é necessário continuar a apostar na formação dos professores no que se refere à avaliação das aprendizagens em AESA com recurso às TIC. Paralelamente salienta-se a necessidade de investir em processos de colaboração entre investigadores e professores e co-design de instrumentos de avaliação aproximando assim a investigação educacional da prática avaliativa. Em termos de contributos para a área referida, salienta-se, para além dos instrumentos criados, o desenvolvimento de um quadro orientador das competências a desenvolver em cada etapa de uma atividade em AESA bem como dos instrumentos passíveis de ser usados para contribuir para que a avaliação das aprendizagens possa ser colocada ao serviço da aprendizagem dos alunos.
Outdoor activities are a challenge shown in several studies such as (Orion, 2003; Marques, 2006) where they can enhance new learning and promotion of skills development in students. The inclusion and usage of these learning spaces for teachers in the educational process, lead us to reflect on the evaluation strategies used to improve and enhance the quality of learning. However, few investigations have been made in this direction, which, combined with traditional perspectives of teacher assessment, calls into question the principles and evaluation procedures best suited to the nature of such activities. The inclusion and utilization of these learning spaces for teachers in the educational process lead us to reflect on the evaluation strategies used to improve and enhance the quality of learning. However, few investigations made in this direction, which, combined with traditional perspectives of teacher assessment, which calls into question the principles and evaluation procedures best suited to the nature of such activities. Urge then think the assessment not only in terms of products but also processes. The key role of ICT, involving teachers and students in innovative ways is this project an element to be taken into consideration, a process using a systematic and thorough. Thus, using a case study sought to build a path of reflection and continuous construction in partnership with a group of teachers in primary and secondary school which was based on the following objectives: - Understand the concepts and practices of assessment of learning of teachers participating in this study; - Develop and implement assessment tools in learning in outdoor activities in collaboration with teachers participating in this research phase. Aware of the potential of ICT in learning assessment, as well as the importance of latent outdoor activities, the research developed in two phases: Phase I - Diagnosis of the perceptions of teachers' assessment of learning participants; Phase II - Design, development and implementation of assessment tools in learning in outdoor activities exploiting ICT. In the first phase (Phase I) looked up, through the creation of a wiki and interviews, identify and relate conceptions practices and knowledge assessment of outdoor activities on a group of teachers of Basic and Secondary Education, and still do understand that use of ICT in their practices.The analysis of the data collected shows that the assessment is understood by most participants in this research phase, as a synonym of measurement and classification, using tests or evaluation sheets. Regarding the use of ICT these are not used in the evaluation process of learning and teacher training in this area is reduced. During the second phase of the investigation (Phase II) were developed assessment tools for learning in outdoor activities using ICT and in collaboration with the teachers of the Elementary and Secondary Education who participated in this phase. The results show the construction of assessment tools of learning using various Web 2.0 tools, including Google docs. It should be noted that the construction of these instruments, mostly in the form of questionnaires and blogs, with the participation and active involvement of students in the assessment process of their learning, that strategy was not used by participants prior to their participation in this research ( as mentioned in the interviews of Phase I). The results obtained from this research show that it is necessary to continue investing in teacher training with regard to the assessment of learning in outdoor activities using ICT. It is necessary to invest in processes of collaboration and co-design of assessment tools between researchers and teachers, thus approaching the investigation of the practice.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/21275
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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