Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18799
Title: Da Escola Primária à Emergência do Agrupamento de Escolas
Other Titles: As Representações dos Agentes Educativos Locais
Author: Rodrigues, Elsa Maria Pereira
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Agrupamento de escolas
Administração escolar
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação, que tem a Escola Primária como figura central, traça o seu percurso ao longo de várias décadas e constitui um trabalho de problematização de práticas sociais, onde o lugar que ocupa no quotidiano das pessoas emerge como eixo fulcral de discussão. Assim, tendo como enquadramento as políticas educativas e sociais do Estado que estiveram subjacentes ao desenvolvimento da escola em Portugal, a realização desta investigação tem como objectivo central proceder a uma interpretação compreensiva da história da escola primária, num concelho periférico relativamente a um país da semiperiferia europeia. Neste contexto, faz todo o sentido repensar a escola e a educação na construção da identidade nacional, proceder a uma melhor compreensão sobre as lógicas que estiveram subjacentes à sua construção e reflectir de um modo crítico sobre alguns conflitos vividos entre o desenvolvimento e o desinteresse sócio-cultural, político e económico em relação às populações rurais. Tratando-se de uma problemática pertinente no actual contexto educativo português, moveu-nos a preocupação académica de desocultar e de compreender o modo como os agentes educativos locais encaram as mudanças a nível do ensino primário, nomeadamente, a situação resultante do encerramento de várias escolas, as medidas de reestruturação adoptadas e os efeitos por elas produzidos. Foi intencional a opção por uma metodologia qualitativa (estudo de caso), apoiada num paradigma que valoriza as vozes dos indivíduos que falam, quer o sujeito que, na sua qualidade de investigador, ouve ou lê a fala do narrador e a interpreta num encontro de subjectividades. Optámos pela realização de entrevistas, nomeadamente, pelas entrevistas semiestruturadas, porque além de serem o instrumento preferido pelos investigadores qualitativos, possibilitam recolher toda a riqueza subjectiva de quem nela se diz.
This work, which has lower school as the core of its research, traces the institution progression along several decades and deals with the problems arising out social practice. The relevant place the lower school occupies in persons daily life emerges as the main axis of this study. Framed by the government’s educational and social politics inherent to school development in Portugal, our target is to make a comprehensive analysis and interpretation of the lower history with regard to a peripheral district in a country lying at the periphery of Europe. Therefore, it makes sense to think of the role played by school and education in the construction of a national identity, in an attempt to fully understand the logic subjacent to the construction and critically ponder about some of the conflicts between development and the social, cultural, political and economic indifference towards rural populations. As this a most pertinent problem in the present-day context of Portuguese education, we are moved by the academic concern of finding and understanding the way local education agents face the changes occurring at the primary education level, namely the state of affairs consequent to the closing of several schools, the re-structural measures taken and the effects thereof. To opt for a qualitative methodology (case study) was intentional and supported by the paradigm that values individual opinion, either may it be of those speak or of the subject that investigates, listens or reads the speech reported and interprets it in a meeting with subjectiviness. We also opted for carrying out interviews, specially semi-structured ones, not only because they are the qualitative researcher’s preferential instruments but also because they enable to collect the rich information provided by each respondent.
Description: Mestrado em Análise em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/18799
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Mestrado.pdf785.32 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.