Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18708
Title: | Análise, reflexão e avaliação críticas de três métodos de iniciação musical para acordeão em contexto de sala de aula |
Author: | Graça, Duarte João Pereira da |
Advisor: | Helena Maria da Silva Santana |
Keywords: | Acordeão - Iniciação musical Métodos pedagógicos |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projeto teve por objetivo uma análise, reflexão e avaliação críticas de três
métodos de iniciação musical para acordeão em contexto de sala de aula,
selecionando o método com resultados mais favoráveis na aquisição de
competências e conteúdos musicais. Aplicou-se o estudo a uma amostra de 7
alunos de instrumento – Acordeão – a frequentar o ensino vocacional de música
na classe de iniciação musical na Escola de Artes do Norte Alentejano,
Conservatório de Música da Covilhã e no Conservatório Regional de Música “Dr.
José de Azeredo Perdigão”. De forma aleatória foram escolhidos e distribuídos
os métodos pelos alunos. A duração prática do projeto, em contexto de sala de
aula, foi de oito semanas. Com dois momentos de avaliação, um no início (para
avaliar o ponto de partida, realizado na primeira aula) e um no final (para avaliar
o ponto de chegada, realizado na oitava aula), onde foram utilizadas ferramentas
adequadas para a obtenção de dados e recolha de informação conducente à
conclusão da investigação e de toda a problemática nela envolvida. Os
resultados superaram as espectativas, pois apesar da curta duração do projeto
educativo, foi possível determinar o método que se mostrou mais eficaz. The objective of this project was an analysis, reflection and evaluation of three methods of musical initiation for accordion in the classroom context, selecting the method with more favorable results in the acquisition of skills and musical contents. This study included a sample of seven students studying the instrument – Accordion – attending music vocational education in the class of musical initiation at Escola de Artes do Norte Alentejano, Conservatório de Música da Covilhã and in Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão. Randomly, were chosen and delivered the methods to the students. The practice term of the project, in a classroom context, was of eight weeks. The evaluation had two stages, one in the beginning (by evaluating the starting point, happening in the first class) and one at the ending (by evaluating the finish line, happening in the eighth class), using proper tolls for the data collection and information gathering, leading to the conclusion of the investigation and of all the involved issues. Although the short term of this educational project, the results far exceeded the expectations and it allowed to show the most successful method. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18708 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_mestrado_Duarte_Graca.pdf | 9.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.