Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18483
Título: Pelos caminhos da (in)diferença: a qualidade de vida de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Autor: Santos, Liliana Patrícia Ferreira dos
Orientador: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Palavras-chave: Ciências da educação
Exclusão social
Inclusão social
Qualidade de vida
Desenvolvimento intelectual
Psicologia do desenvolvimento
Dificuldades de aprendizagem
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este projeto teve o seu ponto de partida nas experiências pessoais de um grupo de seis pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) da instituição A. Reconhecendo a importância da Inclusão e da Qualidade de Vida das pessoas com necessidades especiais, foca-se nos seguintes objetivos: promover a inclusão das pessoas com DID junto da comunidade/instituição; dar visibilidade e voz ao grupo de participantes, promovendo o reconhecimento das suas capacidades e potencialidades pessoais; criar condições de empowerment do grupo de participantes, numa perspetiva de entreajuda e partilha das suas experiências de vida. O projeto foi desenvolvido segundo uma metodologia qualitativa, com recurso ao Estudo de Caso, centrando-se nos índices de qualidade de vida desenvolvidos por diversos investigadores. Recorreu-se a técnicas como o Photo Voice, Grupos de Discussão Focalizada, Ecomapa e PATH. Acreditamos que o projeto constituiu uma mais-valia para os participantes do grupo, uma vez que, através de um ambiente seguro e confortável – tanto do ponto de vista físico como humano/relacional -, foram criadas oportunidades de bem-estar emocional, abertura e confiança, para que pudessem compartilhar as suas experiências pessoais e, em última instância, fazer ouvir a sua voz.
This project had its starting point in the personal experiences of a group of six people with intellectual and developmental disabilities (IDD) of the institution we named “A". Recognizing the importance of Inclusion and Quality of Life of people with special needs, it focuses on the following goals: promoting inclusion of people with DID in the community / institution; giving visibility and voice to the group of participants; promoting the recognition of their capacities and capabilities; creating empowerment conditions of the group of participants, in a perspective of mutual aid and sharing of their life experiences. The project was developed using a qualitative methodology, and the Case Study method, focusing on the indexes of quality of life developed by several researchers. Supported in techniques such as Photo Voice, Focus Group, Ecological Map and PATH. We believe that the project was an added value for the participants of the group, since through a safe and comfortable environment - both from the physical and human/relational point of view -, opportunities have been created for emotional well-being, opening and confidence, so they could share their personal experiences and, ultimately, make their voices heard.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/18483
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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