DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Inclusão em educação de infância: crianças em acolhimento institucional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/18481

title: Inclusão em educação de infância: crianças em acolhimento institucional
authors: Andrade, Sofia Isabel dos Santos Soares
advisors: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Portugal, Gabriela
keywords: Educação pré-escolar
Desenvolvimento das crianças
Serviços de acolhimento de crianças
Instituições sociais
Escola inclusiva
issue date: 2017
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente projeto de investigação focaliza nos currículos desenvolvidos numa creche e num jardim-de-infância frequentados por crianças em acolhimento institucional. Baseado em quatro estudos de caso, teve como objetivo analisar o modo como as crianças experienciavam o currículo, avaliando as variáveis processuais Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I). Numa metodologia de investigação-ação, para cada uma das atividades vivenciadas pelas crianças envolvidas no estudo, procedemos à avaliação do BEE e I em duas fases de observação e intervenção. Os resultados revelaram diferenças entre os dois conjuntos de dados, com níveis de BEE e I mais elevados no segundo momento, sugerindo um impacto positivo das iniciativas e ações desenvolvidas em resposta às necessidades e interesses das crianças.

This research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children were experiencing the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). In an action-research methodology, for each of the activities experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation and intervention. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children.
description: Doutoramento em Didática e Formação - Didatica e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/18481
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
tese_doutoramento_sofia_andrade_2017_0.pdf2.53 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2