Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18445
Title: | Contributo da avaliação formativa na promoção da aprendizagem na disciplina de ciências naturais |
Author: | Simões, Marta Carolina Flores |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Avaliação formativa Avaliação sumativa Métodos de avaliação Auto-avaliação Aprendizagem Ensino das ciências |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A avaliação formativa consiste numa função pedagógica da avaliação e deve
ser encarada como a principal modalidade de avaliação no ensino básico, de
acordo com Despacho-Normativo n.º 14/2011, de 18 de novembro. Recorrendo
a uma série de estratégias de avaliação formativa, foram recolhidas
informações que visam a perceção das aprendizagens de modo implementar
estratégias específicas que vão colmatar as lacunas existentes. A regulação
do processo ensino-aprendizagem acompanhou todo o processo e procurouse
adequar estratégias de ensino ao percurso de aprendizagem dos alunos.
Surge assim este estudo que seguiu uma metodologia de Investigação-Ação e
envolveu 108 alunos do sétimo ano de escolaridade, divididos por quatro
turmas. Os vários intervenientes neste processo foram sempre informados dos
critérios de avaliação da disciplina de Ciências Naturais e do desenrolar das
aprendizagens ao longo do ano. A avaliação formativa, assume, assim, grande
importância fornecendo à professora, alunos e encarregados de educação
informações sobre o desenvolvimento das aprendizagens e competências.
Deste modo, sempre que necessário foram sendo feitos ajustes às estratégias
de avaliação formativa utilizadas para permitir melhorias na aprendizagem.
Nesta lógica, os alunos, conhecedores do objetivos de aprendizagem
propostos, foram inseridos na avaliação formativa diária onde tiveram o tempo
necessário para interiorizarem as dificuldades e seguirem o percurso correto
colmatando dificuldades e chegando à aprendizagem. O papel ativo do aluno
foi muito importante neste processo, necessitando para isso de se
consciencializarem das próprias dificuldades o que permitiu a correção do erro.
Sabendo que um aluno passivo é gerador de desigualdades na aprendizagem,
porque os intervenientes não se apercebem das lacunas e não há ajustes nas
intervenções, são levadas medidas a cabo para que todos os alunos se sintam
motivados à participação, questionamento e autoavaliação individual dos
conceitos a aprender. Finalmente, chega-se à importância da avaliação
formativa que ajuda a ultrapassar obstáculos, por vezes difíceis, dando-lhes
soluções que culminam na aprendizagem. A maioria dos estudantes
considerou que a avaliação formativa foi importante para a melhoria da
aprendizagem. Espera-se contribuir para a construção da avaliação formativa,
melhorando e orientando práticas de avaliação nas salas de aula. Formative assessment is a pedagogical function of evaluation and should be seen as the main assessment method in basic education, according to the Normative Dispatch Nº 14/2011 of November 18. Using a series of formative assessment strategies, information aimed at the perception of learning were collected in order to implement specific strategies that will fill the existing gaps. The regulation of the teaching-learning process accompanied the entire procedure and the teaching strategies were adjusted to the students’ learning path. Thus, this study followed an Action Research methodology and involved 108 students of the seventh year, divided into four classes. All students were always informed about the evaluation criteria of the course of Natural Sciences and the learning progression throughout the year. Therefore, formative assessment is of great importance providing the teacher, students and parents with information on the acquisition of knowledge and skills. Whenever necessary, adjustments to the formative assessment strategies used were made to enable improvements in learning. In this sense, the students, aware of the proposed learning goals, entered the daily formative assessment, taking the time to internalize the difficulties and follow the correct path by overcoming difficulties and accomplishing the learning. The active role of the student was very important in this process; by becoming aware of their own difficulties, mistake correction was allowed. Knowing that a passive student generates differences in learning because the participants are not aware of the gaps and there are no adjustments in interventions, measures are taken so that all students will be motivated to participate, to question and to self-assess the learning concepts. Finally, the formative assessment is important because it helps to overcome sometimes difficult obstacles, providing solutions that culminate in learning. Most students considered that formative assessment was important to improve learning. This study is expected to contribute to the conception of formative assessment, improving and guiding assessment practices in the classrooms. |
Description: | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18445 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Marta.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.