Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18365
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dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespt
dc.contributor.authorSousa, Ana Sofia Barbosa dept
dc.date.accessioned2017-09-21T12:30:56Z-
dc.date.available2017-09-21T12:30:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18365-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractOs resultados do último relatório “Public perceptions of science, research and innovation” encomendado pela Comissão Europeia em 2014, indicam que apenas 28% da população portuguesa se declara informada e interessada em Ciência e Tecnologia. Ora, numa sociedade cada vez mais dependente da Ciência e da Tecnologia, a Educação em Ciências assume-se como uma área central na construção de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por outro lado, o desenvolvimento do Pensamento Crítico fomenta a necessária discussão crítica e a tomada de decisões esclarecidas e responsáveis sobre as implicações da Ciência e da Tecnologia na vida em sociedade. Com o propósito de formar indivíduos capazes de responder de modo informado e interessado a estes desafios atuais, torna-se inevitável a implementação de práticas didático-pedagógicas sistemáticas orientadas para o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. No entanto, vários estudos revelam que as estratégias e os recursos utilizados na maior parte das salas de aula de Ciências não promovem situações educativas que possibilitem a construção de conhecimento científico significativo e a formação para uma participação democrática crítica e racional. O presente estudo apresenta os resultados de uma análise do tipo integrativo realizada a 19 investigações de autores portugueses publicadas ao longo dos últimos 10 anos sobre a temática do desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Para efeitos da análise foram consideradas diversas categorias com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação. Os objetivos delineados passaram por compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes e por divulgar as estratégias pedagógicas e os recursos didáticos explicitamente promotores das capacidades de Pensamento Crítico. Com base nos dados recolhidos relativos à investigação mais recente realizada neste domínio em Portugal, procedeu-se à análise e à interpretação dos resultados obtidos, o que permitiu concluir que, por norma, a implementação de atividades de natureza intencional e sistemática, dirigidas à promoção do Pensamento Crítico nas salas de aula de Ciências, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de capacidades de pensamento nos alunos, bem como para a construção de conhecimento científico relevante. O principal contributo deste estudo relaciona-se com a divulgação dos benefícios da promoção do Pensamento Crítico na Educação em Ciências e na formação integral dos alunos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectInvestigação - Portugalpt
dc.subjectEducação científicapt
dc.subject.otherPensamento Críticopt
dc.subject.otherEducação em Ciênciaspt
dc.subject.otherEnsino Básicopt
dc.subject.otherRevisão integrativa da investigação em Portugalpt
dc.titleO pensamento crítico na educação em ciências : revisão de estudos no ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201564823-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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