Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18365
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Rui Marques | pt |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Sofia Barbosa de | pt |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T12:30:56Z | - |
dc.date.available | 2017-09-21T12:30:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/18365 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt |
dc.description.abstract | Os resultados do último relatório “Public perceptions of science, research and innovation” encomendado pela Comissão Europeia em 2014, indicam que apenas 28% da população portuguesa se declara informada e interessada em Ciência e Tecnologia. Ora, numa sociedade cada vez mais dependente da Ciência e da Tecnologia, a Educação em Ciências assume-se como uma área central na construção de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por outro lado, o desenvolvimento do Pensamento Crítico fomenta a necessária discussão crítica e a tomada de decisões esclarecidas e responsáveis sobre as implicações da Ciência e da Tecnologia na vida em sociedade. Com o propósito de formar indivíduos capazes de responder de modo informado e interessado a estes desafios atuais, torna-se inevitável a implementação de práticas didático-pedagógicas sistemáticas orientadas para o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. No entanto, vários estudos revelam que as estratégias e os recursos utilizados na maior parte das salas de aula de Ciências não promovem situações educativas que possibilitem a construção de conhecimento científico significativo e a formação para uma participação democrática crítica e racional. O presente estudo apresenta os resultados de uma análise do tipo integrativo realizada a 19 investigações de autores portugueses publicadas ao longo dos últimos 10 anos sobre a temática do desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Para efeitos da análise foram consideradas diversas categorias com a finalidade de sintetizar e definir o status atual da investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação. Os objetivos delineados passaram por compilar o conhecimento científico resultante da investigação nesta área com vista à reflexão sobre as atuais práticas docentes e por divulgar as estratégias pedagógicas e os recursos didáticos explicitamente promotores das capacidades de Pensamento Crítico. Com base nos dados recolhidos relativos à investigação mais recente realizada neste domínio em Portugal, procedeu-se à análise e à interpretação dos resultados obtidos, o que permitiu concluir que, por norma, a implementação de atividades de natureza intencional e sistemática, dirigidas à promoção do Pensamento Crítico nas salas de aula de Ciências, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de capacidades de pensamento nos alunos, bem como para a construção de conhecimento científico relevante. O principal contributo deste estudo relaciona-se com a divulgação dos benefícios da promoção do Pensamento Crítico na Educação em Ciências e na formação integral dos alunos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Pensamento crítico | pt |
dc.subject | Ensino básico | pt |
dc.subject | Investigação - Portugal | pt |
dc.subject | Educação científica | pt |
dc.subject.other | Pensamento Crítico | pt |
dc.subject.other | Educação em Ciências | pt |
dc.subject.other | Ensino Básico | pt |
dc.subject.other | Revisão integrativa da investigação em Portugal | pt |
dc.title | O pensamento crítico na educação em ciências : revisão de estudos no ensino básico | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201564823 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Pensamento Crítico na Educação em Ciências.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.