DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 O ensino da percussão nos conservatórios públicos em Portugal: análise crítica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/18142

title: O ensino da percussão nos conservatórios públicos em Portugal: análise crítica
authors: Oliveira, Paulo Jorge de
advisors: Oliveira, João Pedro
keywords: Educação pré-escolar - Portugal
Música
Percussão - Ensino
issue date: 2004
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Ao abordar este tema, pretende-se conhecer o percurso evolutivo do funcionamento da disciplina de Percussão nos conservatórios públicos de música em Portugal e perspectivar o seu futuro através de contributos vários. Para contextualizar o surgimento desta disciplina foi inicialmente necessário recorrer à colaboração de personalidades ligadas ao meio musical. De seguida apelou-se necessariamente aos docentes, ex-alunos e actuais alunos de percussão, como tentativa de conhecimento da globalidade deste processo desde a sua implementação. Os resultados obtidos da análise documental, conversas informais e do conjunto de inquéritos elaborados, permitem demonstrar que, no geral, o funcionamento desta disciplina tem evoluído no sentido de acompanhar as exigências inerentes às suas especificidades, embora haja ainda aspectos a melhorar. Por último, como resultado da investigação realizada e apontando para um funcionamento mais eficiente do curso de percussão, elaborou-se uma proposta de organização do mesmo para estas escolas, reflectindo esta preocupações, reparos e opiniões de todos os que participaram directa ou indirectamente neste trabalho. Esta integra também uma proposta de modelo de Programa de Percussão, que pretende responder às necessidades e expectativas formuladas por alguns colegas docentes.

In approaching this theme, the aim is to know how the percussions department is progressing in the public Schools of Music (Conservatoires) in Portugal, as well as put in to perspective its future with the help of several contributing factors. For that purpose, it was initially needed the collaboration of personalities from the world of music to put into context the emergence of this subject and its continuing evolution. Afterwards, we turned necessarily to the Percussion’s teachers as well as former and present students as a way to get to know the entire process since the beginning of the percussion course in Portugal. The results obtained from the documentary analysis, informal talks and the set of enquiries worked out, shows that, in general, the working of this subject has been progressing in order to keep up with the demands inherent in its specifics, although there are still some aspects to be improved. As a result of the investigation done, and aiming towards a more effective working, there will be a proposal put foreword to try and change some aspects of the working organization of the mentioned schools, reflecting the concerns, remarks and opinions of all that have direct or indirectly participated in this assignment. This assignment also aims to be a model for the Percussion Program, worked out in order to meet all the necessary requirements for the course discussed amongst some percussion teachers.

En abordant ce thème, je prétend démontrer le parcours évolutif de l'enseignement de la Percussion dans les conservatoires publiques au Portugal et ses perspectives futures. Dans un premier temps, la collaboration de personnalités liées ou milieu musical a été nécessaire, pour contextualiser l'origine de cette discipline et par la suite, recherchant avec les professeurs, ancien élèves et actuels élèves de percussion, pour fonder son processus depuis sa création. Les résultats obtenus de l'analyse documental, entretiens et des questionnaires élaborés, démontrent que, dans l'ensemble, le fonctionnement de cette discipline a évolué ou niveau de l'accompagnement des exigences inerentes a ses spécificités. Cependant, certaines lacunes subsistent. Enfin, le résultat de l'investigation réalisée et l'importance donnée sur l'efficacité du fonctionnement du cursus de percussion, ont fait naître l'élaboration d'une proposition organisative de celui-ci, pour les écoles, méditant les préoccupations, critiques et opinions partagées de tous ceux qui, directement ou indirectement, ont participé à cette recherche. Celle-ci inclue, aussi, une reforme de model concernant le programme de la discipline: de Percussion, élaborée pour soutenir les aspects bénéfiques et opinions de certains collègues.
description: Mestrado em Música - Percussão
URI: http://hdl.handle.net/10773/18142
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Tese.pdf560.33 kBAdobe PDFview/open
Restrict Access. You can Request a copy!
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2