Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1813
Title: O impacto da negociação nas compras hospitalares : <<o>> caso do Hospital Infante D. Pedro
Author: Capelo, Teresa Maria Oliveira
Advisor: Martins, Jorge Manuel Simões
Keywords: Gestão pública
Gestão hospitalar
Gestão estratégica
Aprovisionamento
Negociação
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A negociação constitui uma actividade de grande importância na medida em que poderá criar um instrumento estratégico no desempenho competitivo de uma organização, contribuindo para uma maior eficiência no desenvolvimento do processo das compras. Neste estudo analisa-se o impacto da negociação nas compras hospitalares. Com o intuito de fornecer uma visão geral do tema, este trabalho incide na negociação em âmbito hospitalar, tanto a nível de processo (estratégias e tácticas), como a nível de resultados associados, visando as particularidades das compras públicas e todos os procedimentos envolvidos. Com recurso à observação não-participante e à análise documental, verifica-se a grande aposta nos processos de compra de investimento e as principais conclusões salientam a existência de grande preparação e planeamento do processo de negociação, um ponto de resistência não ocultado e uma estratégia de carácter distributivo. ABSTRACT: Negotiation is an activity of great importance as a strategic weapon in the competitive performance of an organization, therefore constituting an ally in purchasing. In view of this, the study attempts to understand the impact of negotiation on purchases made by hospitals. Aiming to provide an overview of the topic, this work focuses on the negotiation carried out in hospitals. Both the processes (strategies and tactics) and the respective outputs are studied, while considering every aspect of public purchases and all the associated procedures. Using the non-participant observation and document analysis, the key conclusions concern the existence of great preparation and planning, no hidden resistance point, a distributive strategy, and a high preference in investment-purchasing processes.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1813
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001625.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.