Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18003
Title: Hitchcock's films on the couch: Freudian and Lacanian readings of symbolic space
Other Titles: Os filmes de Hitchcock no sofá: leituras Freudianas e Lacanianas do espaço simbólico
Author: Poole, Mark William
Advisor: Barker, Anthony
Keywords: Cinema - Simbologia
Estudos culturais
Psicanálise
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Alfred Hitchcock realizou cinquenta e três filmes num período de cinquenta anos. Perante um corpus tão vasto e um interesse, popular e académico, contínuo na sua obra, um dos objetivos desta tese é tentar descobrir quais as componentes dos seus filmes que conduziram a este fascínio. Consequentemente, esta tese pretende refletir, através de uma análise que utiliza metodologias psicanalíticas, sobre dezanove destes filmes e elementos que neles se repetem. A abordagem psicanalítica foi escolhida para perceber se existe um uso coerente de certos elementos que cria um significado simbólico nos filmes em discussão. Haverá elementos usados de forma consistente, com um significado simbólico estável que podem ser interpretados simbolicamente da mesma forma em dois ou mais filmes? E, caso contrário, que diferenças de significado se nos põem? Esta análise é baseada em elementos estruturais repetidos na mise-en-scène dos filmes, tais como escadarias ou quartos de dormir, que foram usados como termos gerais com o intuito de facilitar a investigação dos méritos simbólicos que estes, e outras componentes relacionadas, possuem. As metodologias psicanalíticas usadas incluem conceitos-chave de Sigmund Freud, como o Ego, o Superego e o Id, e de Jacques Lacan, como o Imaginário, o Simbólico e o Real. Ao usar os conceitos que estes dois pensadores psicanalíticos desenvolveram, é esperado que certos padrões simbólicos e temáticos nos filmes de Hitchcock que foram no passado sub-explorados, surjam para uma discussão mais alargada
Alfred Hitchcock made fifty-three feature films over a fifty-year period. In view of such a large corpus and continued popular and academic interest in his work, one of the aims of this thesis is to attempt to discover what components in his films have led to such an interest. As a result, this thesis considers, through an analysis using psychoanalytic methodologies, nineteen of these films and elements which are repeated across these films. This psychoanalytic approach has been chosen to examine if there is a coherent use of certain elements to create symbolic meaning in the films under discussion. Namely, are there elements that can be interpreted symbolically being used consistently with the same stable symbolic meaning in two or more films? And if not, what differences in meaning are there? To aid with this analysis, repeated structural elements in the films’ mise-enscène, such as staircases or bedrooms, have been explored to investigate the symbolic readings they and other related components might offer. The psychoanalytic methodologies being used include key concepts of Sigmund Freud and Jacques Lacan, such the former’s Ego, Superego and Id and the latter’s Imaginary, Symbolic and Real. By using these, and other concepts these two psychoanalytic thinkers developed, it is hoped that certain symbolic and thematic patterns in Hitchcock’s films that have previously been underexplored can be brought to light and discussed.
Description: Doutoramento em Estudos Culturais
URI: http://hdl.handle.net/10773/18003
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd.pdf3.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.