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Title: Fatores de competitividade nos estabelecimentos hoteleiros da Região do Douro
Author: Ribeiro, Maria Luís Soares da Veiga
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Indústria hoteleira - Região do Douro (Portugal)
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A importância do turismo na atualidade é inquestionável, uma vez que é um setor que se tem vindo a assumir como uma das principais atividades económicas a nível mundial e nacional. No entanto, o mundo encontra-se em constante mudança, onde são verificadas alterações ao nível dos produtos, dos destinos, e do próprio turista, o que resulta na necessidade da oferta turística em se tornar, cada vez mais, diversificada, singular e que satisfaça as necessidades da procura. Neste sentido, a hotelaria, como um importante interveniente do setor, é obrigada a competir no mercado, para conseguir sobreviver. A competitividade ao nível da hotelaria surge quando esta é capaz de atrair e satisfazer os clientes, de forma a obter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. No entanto, é necessário ter em consideração que a utilização de uma série de fatores, internos e externos, está associada a este aumento de vantagem competitiva no mercado. Os fatores internos, que podem ser alterados pela organização e, os fatores externos, que dependem da área circundante ao hotel, mas que podem ser decisivos, são ambos analisados neste estudo como importantes elementos, através dos quais um estabelecimento hoteleiro pode utilizar no alcance de vantagens competitivas. Espelhando, desta forma, o retrato de uma hotelaria competitiva, o principal objetivo da presente dissertação passa por identificar quais os principais fatores de competitividade utilizados pelos estabelecimentos hoteleiros da região do Douro, através da inquirição aos estabelecimentos hoteleiros existentes no território e às entidades representativas do turismo da região. A análise dos dados, realizada através do programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), permite concluir a veracidade das hipóteses de investigação, que foram definidas segundo a teoria analisada. De uma forma geral, conclui-se que a competitividade e a utilização de fatores competitivos é fundamental para um estabelecimento hoteleiro.
Nowadays, the relevance of tourism is unquestionable since it is a sector that has been assuming itself as one of the main worldwide and national economic activities. However, the world is changing, where changes are checked in terms of products, destinations and the tourist itself. Because of these changes it is necessary to diversify the tourism supply, in order to satisfy the needs of the demand. In these sense, the hotels, as integrant part of this sector, are obliged to compete in the market so they can survive. The competitiveness level of the hotel arises when it is able to attract and satisfy customers in order to obtain competitiveness advantage over its competitors. However, it is necessary having in account that the use of several factors, such as internals and externals, is associated with this raise of competitiveness advantage. The internal factors, that may be altered by the organisation, and the external factors, that depend of the involving area of the hotel in which may be decisive, are analysed in this study. They are set as important elements, through which the hotel can achieve competitiveness advantage. Reflecting, in this way, the image of a competitive hotel sector, the main goal of the present dissertation is to identify the main competitiveness factors used by the hotels in the Region of Douro. Those factors are going to be identified through surveys presented to the existing hotels in the area of study and to companies and entities that represent the tourism of the region. The data analysis, carried out through the statistical program SPPS (Statistical Program for Social Sciences), allow us to conclude the veracity of the research hypothesis, which were defined according to the literature analysed. In a general way, it is possible to conclude that the competitiveness and the use of competitive factors are fundamental to a hotel.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/17901
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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