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http://hdl.handle.net/10773/17892
Título: | Estratégia para gestão do design no Creative Science Park: Aveiro region |
Autor: | Araújo, Eduardo Carvalho |
Orientador: | Mota, João António de Almeida Nunes, Filipe José Casal Teles |
Palavras-chave: | Gestão estratégica - Design Inovação - Design Parques de ciência e tecnologia - Aveiro (Portugal) |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Esta tese foca em vários cenários de modelos de gestão do Design que
ultrapassam o entendimento do design restrito às suas qualidades formais e
morfológicas. Nesta tese design é entendido como um fator a levar em
consideração para a gestão estratégica do Parque de Ciência e Inovação
(PCI). Partindo do modelo Triple Helix (TH) estudamos o PCI com a ambição
de contribuir para que este fique mais bem posicionado para gerir os fluxos de
conhecimento, tecnologias e inovação liderando a implementação efetiva
destes fluxos e oportunidades na indústria e na competividade territorial.
É neste contexto que discutimos o papel da Design Factory (DF) e do Design
no PCI, com a ambição de estimular um ambiente relacional de uma rede de
parceiros com entendimentos holísticos sobre os papeis da inovação e do
Design. Metodologicamente combinamos a análise teórica com o trabalho de
campo etnográfico com recurso a análise descritiva e análise qualitativa. A
dimensão da amostra usada assim como a natureza desta pesquisa pede o
modelo indutivo informado pela codificação das relevâncias estruturais. As
interpretações das relevâncias estruturais guiaram a demonstração e a
apresentação das várias interpretações, as quais são fundamentadas na
informação coletada e dão indicações claras sobre os vários papeis do Design
em organizações como o PCI. A informação coletada mostra evidência que as
organizações que integram o Design nos mais altos níveis decisórios têm sido
consistentemente as organizações mais bem-sucedidas. Esta pesquisa
apresenta três cenários resultantes de três entendimentos diferenciados
relativamente ao papel do Design em organizações como o PCI e propõe o
cenário em que a Gestão Estratégica do Design é entendida por todos nos
diferentes níveis de decisão, começando nos mais altos níveis de decisão na
organização, assim como é percepcionada em toda a organização enquanto
facilitadora para a inovação em sistemas de negócio abertos e dinâmicos.
No sentido de diferenciar o PCI de organizações similares, sugerimos uma
alteração da designação do PCI para: Design Innovation Park. Na conclusão
defendemos que todos os parceiros envolvidos nesta organização são de facto
parte de uma rede sustentada na competição e sustentabilidade,
particularmente em Portugal e Brasil, para os quais será relevante entender o
Design enquanto facilitador para estimular a estratégia, sustentabilidade e
competividade. This thesis focuses on the different scenarios of Design management models beyond the design approaches guided only by an understanding of design informed by its formal and morphological qualities. In this thesis Design is perceived as a factor to take in consideration for strategic management of the Creative Science Park (CSP). Departing from the Triple Helix model (TH) we studied the CPS aiming to contribute for making it better positioned for managing the flows of knowledge, technologies and innovation leading to the effective implementation of these flows in the industry and territorial competiveness. In this context we discuss the role of Design Factory (DF) and of Design at the CSP aiming at stimulating a relational environment of partners network with holistic approaches and praxis concerning the roles of innovation and Design. Methodologically we integrated theoretical framework and ethnographic approaches in the field by means of descriptive and qualitative analysis. The sample size used and the nature of this research calls for an inductive approach, informed by the encoding of structural relevancies. The interpretation of structural relevancies guided the demonstration and presentation of various interpretations grounded on the collected data and gave clear indicators concerning the multiple roles of Design in organizations such as CSP. The collected data shows evidence that organizations that have Design embedded at the highest levels of decision making have been consistently the most successful organizations. This research presents three scenarios resulting of three different understandings concerning the role of Design in organizations such as CSP and proposes the scenario, in which Strategic Design Management is perceived at multilevel decision making by all, starting at the highest levels of decision making in the organization and is perceived throughout the organization as a facilitator for innovation in dynamic and open business systems. For better differentiating of similar organizations we do suggest CSP to change to a new designation: Design Innovation Park. In conclusion we argue that all partners involved at this organization are indeed part of a creative network based in competiveness and sustainability, in particular in Portugal and Brazil, for which will be relevant to perceive Design as a facilitator for stimulating strategy, sustainability and competiveness. |
Descrição: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17892 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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