Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedro Amadopt
dc.contributor.advisorCatarina Lélispt
dc.contributor.authorCosta, Daniela Almeida dapt
dc.date.accessioned2017-06-13T10:13:30Z-
dc.date.available2017-06-13T10:13:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17805-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractA presente dissertação centra-se na compreensão da importância da mediação tecnológica na adoção de novas estratégias de comunicação externa na relação entre escolas e pais/encarregados de educação. Assente em duas escolas do distrito de Braga, esta dissertação expõe um estudo de caso baseado em duas fases: numa primeira fase, foram aplicadas entrevistas aos diretores das instituições e aos diretores das turmas em análise, e inquéritos por questionário a uma amostra composta por pais/encarregados de educação; numa segunda fase, com recurso a uma grelha de avaliação, foram analisadas as formas de comunicação utilizadas. As informações extraídas da revisão da literatura e as informações recolhidas, através dos diferentes instrumentos de recolha de dados, lançam uma clara chamada de atenção para aquilo que podem ser os novos traços característicos do meio rural. A tecnologia pode tornar-se um elo importante para combater a distância física inerente ao contexto em questão. Para além disso, foi delineado, também, um conjunto de boas práticas no que concerne à relação mediada tecnologicamente entre instituições de ensino e pais/encarregados de educação.pt
dc.description.abstractThe present work focuses on understanding the importance of technological mediation in adopting new communication’ strategies in the relationship between schools and parents. Based on two schools of Braga, this work exposes a case study based on two phases: initially, analyzing the forms of communication used by schools with an observation grid; in a season phase, applying interviews to school’s directors and class’ directors, and applying surveys to a sample of parents. The information extracted from the literature review and the information collected through the different data collection tools send a clear call for attention to what may be the new rural environment’s characteristics. Technology can become an important link to eliminate the natural physical distance in this context. In addition, was outlined a set of best practices to help the relationship technologically mediated between schools an parents.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectComunidades virtuaispt
dc.subjectRelações escola - famíliapt
dc.subject.otherComunicação mediadapt
dc.subject.otherIntegração tecnológicapt
dc.subject.otherEnsinopt
dc.subject.otherVínculopt
dc.subject.otherConfiançapt
dc.titleA manutenção de vínculos entre instituições de ensino e os seus públicos: o recurso a meios de comunicação mediada por computadorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201935651-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf34.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.