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http://hdl.handle.net/10773/17794
Title: | Formação de professores de ciências e ensino inovador da reprodução humana |
Author: | Coutinho, Ludovina dos Santos Ferraz Baldaia Correia |
Advisor: | Cachapuz, Francisco Fontoura, António Paulo |
Keywords: | Professores de ciências Reprodução humana Formação de professores |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo está focado na formação e no desenvolvimento profissional
de professores de Ciências Naturais, a propósito do ensino da Reprodução
Humana.
A formação de professores é uma componente essencial da inovação
educacional uma vez que é sobretudo através do trabalho desenvolvido pelos
professores, em contexto educativo, que os resultados da investigação
didáctica atingem os seus destinatários, os alunos. Por outro lado, o ensino da
Reprodução Humana reveste-se de particular importância na educação
científica dos adolescentes, envolvendo, para além dos aspectos científicos,
componentes afectivas e éticas.
Pretendeu-se investigar se uma intervenção ao nível da formação de
professores de Ciências Naturais promovia a alteração das suas práticas
pedagógicas no sentido de uma educação científica enquadrada numa
abordagem C/T/S.
O percurso de investigação, de natureza qualitativa e longitudinal, decorreu em
contexto escolar envolvendo quatro professores colaboradores que
constituíram quatro estudos de caso. O estudo incluiu, no essencial, três fases
articuladas.
Na 1ª fase, onde predominou uma observação naturalista, todas as aulas
sobre Reprodução Humana dos quatro professores colaboradores foram
videogravadas e transcritas para protocolos. Posteriormente foram analisadas
à luz de um instrumento de análise previamente construído tendo em conta o
quadro teórico da Nova Didáctica.
O instrumento de análise, que foi crucial ao longo de toda a investigação,
contempla aspectos da Nova Filosofia da Ciência, da Aprendizagem e da
Ética.
A partir da análise das aulas da fase 1 identificaram-se problemas, dificuldades
e obstáculos que foram centrais na preparação da intervenção, isto é, da fase
2. Durante a fase 2 trabalhámos com os professores colaboradores,
inicialmente em grupo, e posteriormente de forma individualizada. No percurso
efectuado em grupo pretendemos que, através da análise e discussão de
bibliografia criteriosamente fornecida, se inteirassem do quadro teórico em que
nos fundamentávamos e aderissem às suas propostas. No percurso individual
pretendemos sobretudo que aplicassem o quadro teórico a que tinham
aderido, a uma planificação e a materiais didácticos que pudessem concretizar
essa planificação. Enquanto este trabalho se desenvolvia tivemos
oportunidade de esclarecer, apoiar e clarificar os aspectos que não tinham sido
ultrapassados no período do trabalho em grupo.
Na fase 3, voltamos a videogravar a totalidade das aulas dos quatro
professores para posteriormente serem analisadas. Nesta análise verifica-se
que os quatro professores colaboradores aderiram e, portanto, concretizaram
de forma diferente a planificação elaborada.
A análise qualitativa do percurso efectuado por cada um dos professores ao
longo de toda a investigação permite tirar algumas conclusões
Desde logo, e no que diz respeito ao problema formulado, pode concluir-se
que a intervenção efectuada na fase 2 permitiu alterar as práticas pedagógicas
dos professores.
Cada professor colaborador constituiu, na fase 1, um ponto de partida
diferente, evoluiu de forma diferente na fase 2 e concretizou as inovações
educacionais que se pretendiam na fase 3 de forma também diferente. A
análise e a compreensão dos percursos efectuados pelos diferentes
professores facultaram então outras conclusões.
Na verdade, foi possível localizar as principais dificuldades de natureza
intrínseca e extrínseca que cada professor colaborador teve de enfrentar para
alterar, primeiro, o seu quadro teórico, e, depois, as suas práticas
pedagógicas. The present study is focused on the professional development of science teachers, particularly in the teaching of Human Reproduction. Teacher education is an essential component of educational innovation, and it is mainly through innovative teaching that educational research may have a positive impact on schools. The main goal of the study was to investigate if an educational intervention involving four science teachers would promote a change in their teaching of human reproduction within the lines of a STS approach. Human Reproduction is very relevant for the education of teenagers, because of scientific, affective and ethical components. A qualitative and longitudinal study involving four secondary school teachers was designed and organized in three interrelated steps. In the first step, the naturalist observation, each class on Human Reproduction was videotaped and later transcribed to written protocols. These protocols were then analysed according to a previously designed theoretical framework following the main lines of the “New Didactics”. The instrument of analysis included aspects from the History and Philosophy of Science, Learning and Ethics. The analysis of the teaching in the first step allowed to identify main problems, difficulties and obstacles, which in turn helped to plan the intervention step, e.g. the second step of the research. During step 2 we worked with the teachers, initially in group and later, individually. Group work (stage 2) aimed the understanding of the research framework through analysis and discussion of judiciously supplied bibliography. Subsequent individual work aimed to create opportunities for each teacher to explore the theoretical framework for innovative planning and the construction of new didactic materials. As this step progressed we were able to provide guidance and support. Finally, in the third step, the four classes were again videotaped and the teaching analysed. The qualitative analysis of the evolution of each teacher, from step 1 to step 3, allowed some conclusions. With regard to the study’s main goal it can be concluded that, as a whole, there was a successful change in the teacher’s practices. However, each teacher had a different starting point (step1), went through different teaching paths in step 2, and also implemented different educational innovations in step 3. |
Description: | Doutoramento em Didática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17794 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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