Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17794
Title: Formação de professores de ciências e ensino inovador da reprodução humana
Author: Coutinho, Ludovina dos Santos Ferraz Baldaia Correia
Advisor: Cachapuz, Francisco
Fontoura, António Paulo
Keywords: Professores de ciências
Reprodução humana
Formação de professores
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo está focado na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Ciências Naturais, a propósito do ensino da Reprodução Humana. A formação de professores é uma componente essencial da inovação educacional uma vez que é sobretudo através do trabalho desenvolvido pelos professores, em contexto educativo, que os resultados da investigação didáctica atingem os seus destinatários, os alunos. Por outro lado, o ensino da Reprodução Humana reveste-se de particular importância na educação científica dos adolescentes, envolvendo, para além dos aspectos científicos, componentes afectivas e éticas. Pretendeu-se investigar se uma intervenção ao nível da formação de professores de Ciências Naturais promovia a alteração das suas práticas pedagógicas no sentido de uma educação científica enquadrada numa abordagem C/T/S. O percurso de investigação, de natureza qualitativa e longitudinal, decorreu em contexto escolar envolvendo quatro professores colaboradores que constituíram quatro estudos de caso. O estudo incluiu, no essencial, três fases articuladas. Na 1ª fase, onde predominou uma observação naturalista, todas as aulas sobre Reprodução Humana dos quatro professores colaboradores foram videogravadas e transcritas para protocolos. Posteriormente foram analisadas à luz de um instrumento de análise previamente construído tendo em conta o quadro teórico da Nova Didáctica. O instrumento de análise, que foi crucial ao longo de toda a investigação, contempla aspectos da Nova Filosofia da Ciência, da Aprendizagem e da Ética. A partir da análise das aulas da fase 1 identificaram-se problemas, dificuldades e obstáculos que foram centrais na preparação da intervenção, isto é, da fase 2. Durante a fase 2 trabalhámos com os professores colaboradores, inicialmente em grupo, e posteriormente de forma individualizada. No percurso efectuado em grupo pretendemos que, através da análise e discussão de bibliografia criteriosamente fornecida, se inteirassem do quadro teórico em que nos fundamentávamos e aderissem às suas propostas. No percurso individual pretendemos sobretudo que aplicassem o quadro teórico a que tinham aderido, a uma planificação e a materiais didácticos que pudessem concretizar essa planificação. Enquanto este trabalho se desenvolvia tivemos oportunidade de esclarecer, apoiar e clarificar os aspectos que não tinham sido ultrapassados no período do trabalho em grupo. Na fase 3, voltamos a videogravar a totalidade das aulas dos quatro professores para posteriormente serem analisadas. Nesta análise verifica-se que os quatro professores colaboradores aderiram e, portanto, concretizaram de forma diferente a planificação elaborada. A análise qualitativa do percurso efectuado por cada um dos professores ao longo de toda a investigação permite tirar algumas conclusões Desde logo, e no que diz respeito ao problema formulado, pode concluir-se que a intervenção efectuada na fase 2 permitiu alterar as práticas pedagógicas dos professores. Cada professor colaborador constituiu, na fase 1, um ponto de partida diferente, evoluiu de forma diferente na fase 2 e concretizou as inovações educacionais que se pretendiam na fase 3 de forma também diferente. A análise e a compreensão dos percursos efectuados pelos diferentes professores facultaram então outras conclusões. Na verdade, foi possível localizar as principais dificuldades de natureza intrínseca e extrínseca que cada professor colaborador teve de enfrentar para alterar, primeiro, o seu quadro teórico, e, depois, as suas práticas pedagógicas.
The present study is focused on the professional development of science teachers, particularly in the teaching of Human Reproduction. Teacher education is an essential component of educational innovation, and it is mainly through innovative teaching that educational research may have a positive impact on schools. The main goal of the study was to investigate if an educational intervention involving four science teachers would promote a change in their teaching of human reproduction within the lines of a STS approach. Human Reproduction is very relevant for the education of teenagers, because of scientific, affective and ethical components. A qualitative and longitudinal study involving four secondary school teachers was designed and organized in three interrelated steps. In the first step, the naturalist observation, each class on Human Reproduction was videotaped and later transcribed to written protocols. These protocols were then analysed according to a previously designed theoretical framework following the main lines of the “New Didactics”. The instrument of analysis included aspects from the History and Philosophy of Science, Learning and Ethics. The analysis of the teaching in the first step allowed to identify main problems, difficulties and obstacles, which in turn helped to plan the intervention step, e.g. the second step of the research. During step 2 we worked with the teachers, initially in group and later, individually. Group work (stage 2) aimed the understanding of the research framework through analysis and discussion of judiciously supplied bibliography. Subsequent individual work aimed to create opportunities for each teacher to explore the theoretical framework for innovative planning and the construction of new didactic materials. As this step progressed we were able to provide guidance and support. Finally, in the third step, the four classes were again videotaped and the teaching analysed. The qualitative analysis of the evolution of each teacher, from step 1 to step 3, allowed some conclusions. With regard to the study’s main goal it can be concluded that, as a whole, there was a successful change in the teacher’s practices. However, each teacher had a different starting point (step1), went through different teaching paths in step 2, and also implemented different educational innovations in step 3.
Description: Doutoramento em Didática
URI: http://hdl.handle.net/10773/17794
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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