Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17756
Title: O Rio de Janeiro enquanto destino turístico gay-friendly: a perspectiva dos turistas gays
Author: Moraes, Thiago Cabral de
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Rocha, Anabela
Keywords: Destinos turísticos - Brasil
Turismo - Marketing
Homossexualidade
Marketing
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Rio de Janeiro é um destino turístico mundialmente conhecido e vem ganhando notoriedade como um dos destinos gay-friendly mais famosos do mundo. O turismo é uma das principais fontes de receita da cidade, o que beneficia a iniciativa privada deste ramo e também a população em geral. Com isto em mente, esta dissertação pretendeu compreender como os turistas gays se sentem em relação ao Rio e, principalmente, entender a perspectiva deles sobre o quão gay-friendly é a cidade. Através de análise de material bibliográfico pertinente, este estudo incluiu pesquisas qualitativa e quantitativa a fim de entender melhor o tema, além do desenvolvimento de uma nova escala para medição do grau de gay-friendliness de um destino turístico. Os dados foram obtidos através de entrevistas com pessoas gays e também através de inquérito por questionário aplicado a turistas gays sobre suas experiências recentes no Rio. Os resultados obtidos indicaram que aspectos são mais importantes para os turistas gays, como segurança, demonstração de identidade e sexualidade, além de estabelecer relações entre as diferentes variáveis levadas em consideração. Ficou evidenciado que a motivação varia conforme a imagem do destino e que experiências satisfatórias tendem a levar a criação de lealdade ao destino, recomendação e intenção de revisita. A partir dos resultados do estudo, constatou-se a importância do marketing turístico em proporcionar aos turistas gays experiências satisfatórias. Por fim, a pesquisa ainda propõe medidas que devem ser tomadas pelas partes interessadas de forma a atrair e reter estes turistas tão valiosos financeira e economicamente.
Rio de Janeiro is a destination known worldwide and it has been gaining notoriety as one of the most famous gay-friendly destinations in the world. Tourism is one of the main sources of income of the city, what benefits not only the private companies in this area but also the population in general. With this in mind, this dissertation intended to understand how tourists feel about Rio and, mainly, to understand their perspective on how gay-friendly Rio is. Through literature review concerning the theme, this study included qualitative and quantitative research in order to have a better understanding of the subject, besides the development of a new scale to measure the gay-friendliness of a destination. The data were obtained from personal interviews with gay people and from a survey conducted among gay tourists about their recent experiences in Rio. The results indicated what aspects are more important to gay tourists, such as security, expressing identities and sexuality openly, beyond stablishing relations between the different variables taken under consideration. It has been clear that the travel motivation varies according to the destination image and that satisfactory experiences tend to create destination loyalty, recommendation and revisit. With the results, it has been found the importance of touristic marketing in providing gay tourists with satisfactory visits. At last, the research proposes measures to be taken by the interested parts to attract and retain tourists that are so financial and economically valuable.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/17756
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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