Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17733
Title: | Música de conjunto na escola: contributos de um percurso de vida: uma abordagem na perspetiva do professor de piano |
Author: | Gomes, Víctor Manuel Ferreira |
Advisor: | Caspurro, Helena |
Keywords: | Arranjo musical Música de câmara Música - Aprendizagem |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente projeto educativo tem como foco a disciplina de Classes de
Conjunto e propõe-se a uma reflexão sobre as suas problemáticas, quando
inserida no modelo curricular do ensino artístico e especializado da música. A
quase inexistência de reportório adequado para as práticas educativas da
disciplina, pode pôr em causa a sua pertinência pedagógica no atual quadro da
oferta educativa das respetivas escolas de música. Por outro lado, a
desorganização e a incerteza que reina quanto aos seus critérios e objetivos
pedagógicos, fragiliza a sua ação na sala de aula. Assim, pretende este projeto
contribuir com um conjunto de propostas concretas que, tendo sido
implementadas entre os anos de 2009/2010, 2010/2011, 2012/2013 e
2015/2016 no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, onde lecciono, com o
imediato propósito de fazer mais e melhor pela formação dos alunos, poderão
ajudar a refletir sobre a função e lugar das Classes de Conjunto no contexto do
currículo em estudo. Através do relato dessas experiências, bem como da
respetiva análise e enquadramento musical e educativo, pretendo, pois,
reforçar a ação e importância da disciplina de Classes de Conjunto no processo
de aprendizagem musical e artística, procurando assim preencher o vazio
curricular a que está votada. This educational project focuses on chamber music group classes proposing a reflection on the problems that affect the discipline itself, as part of the criterias of the official portuguese music syllabus. Nowadays, the almost inexistence of adequate repertoire for educational group practices may be able to put in question its pedagogical pertinence in the actual framework educational offer inside the official music schools. On the other hand, the disorganization and uncertainty that reigns over its pedagogical criteria and goals weakens its action in the classroom. Therefore, this project intends to contributre with a set of factual proposals that, having been implemented between the years of 2010/2011, 2012/2013 and 2015/2016 at the Curso de Música Silva Monteiro, in Porto city, where I teach, with the main purpose of doing more and better for the training of the students, may help to reflect on the role and place of the chamber music group classes in the syllabus context under study. Through the reporting of these experiences, as well as their musical analysis and educational framework, I intend to reinforce the real action of Class Ensembles activities, highlighting the musical and artistic process learning, in order to fill the void curriculum to which it seems to be voted. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17733 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 423.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.