Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17673
Title: A infografia como facilitador do ciberjornalismo de ciência e tecnologia
Author: Pereira, Filipa Rodrigues Ramos
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Zamith, Fernando
Keywords: Informação científica e técnica
Informação e comunicação em plataformas digitais
Visualização da informação
Comunicação da informação
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com o crescendo do consumo de ciberjornais, quer pela sua consulta quer pelas visualizações, as redações rapidamente perceberam a necessidade de melhorar a forma como chegavam até aos seus utilizadores. Fazendo uso das diversas e poderosas potencialidades da inserção na Internet, os jornalistas criaram recursos de informação capazes de conter diversos meios, nomeadamente, vídeo, áudio, imagem fixa e animada. A convergência destes meios gera ambientes multimédia. A infografia surge nesta investigação como uma nova ferramenta capaz de melhorar a comunicação das redações com os seus utilizadores, possibilitando uma melhor e mais diversificada informação. Percebendo-se as potencialidades da infografia para transmissão da informação, esta tese estabeleceu como seu principal objetivo: perceber de que forma o uso de infografias pode ter influência positiva na transmissão de informação de conteúdos de ciência e tecnologia. Os conteúdos de ciência e tecnologia são, naturalmente, complexos e pouco acessíveis, tanto pela falta de informação dos públicos em geral, como pelos próprios cientistas e investigadores que têm algumas reservas em relação ao contacto com os jornalistas. É no alcance da melhor comunicação possível entre jornalistas, cientistas e sociedade que esta investigação procurou demostrar a importância que a infografia pode ter na transmissão de conteúdos de ciência e tecnologia no contexto do ciberjornalismo. Da opção metodológica desta investigação fizeram parte a aplicação de um inquérito por questionário, um inquérito por entrevista, a realização de um estudo quase-experimental e a aplicação de grelhas de observação. A aplicação de todos estes instrumentos de recolha de dados possibilitou identificar a infografia como uma ”mais valia” no jornalismo de ciência e tecnologia. Ela promove o diálogo sobre os conteúdos que aparecem nas infografias, a sua estrutura facilita a sua leitura e promove a sua compreensão. A ciência pode e deve tirar proveito do trabalho jornalístico, pois assim é mais fácil a sua aproximação da sociedade e da sociedade com a ciência. Os próprios jornalistas podem assumir a importância de divulgar ciência e tecnologia, contribuindo para a diminuição do chamado “analfabetismo científico”.
With the growing consumption of of online journals either by your query either by views, editorial offices quickly realized the need to improve the way they came to their users. Making use of diverse and powerful potential of insertion on the Internet, journalists have created information resources capable of containing various means, including video, audio, still and animated image. The convergence of these media creates multimedia environments. Infographics comes to this investigation as a new tool able to enhance the communication of essays with their visitors facilitating better and more diversified information. Realizing up the computer graphics capabilities for transmission of information, this thesis has set as its main objective: to understand how the use of information graphics can have a positive influence on the transmission of information science and technology content. The science and technology content is naturally complex and not easily accessible either by lack of general public of the information whether by its own scientists and researchers who have some reservations about the contact with journalists. It is in achieving better communication possible between journalists, scientists and society that this research sought to demonstrate the importance that infographics can have in the transmission of scientific and technological content through online journalism. The methodological approach of this investigation, were part of the application of a questionnaire, an interview survey, conducting a quasi-experimental study and application of observation grids. The application of all these data collection tools possible to identify the infographics as an "added value" in the promotion of science and technology content. It promotes dialogue on the content appearing in computer graphics, their structure makes it easy to read and promoting their understanding. Science can and should take advantage of journalistic disclosure because it is easier their approach to society and society with science. The journalists themselves should understand the importance of disseminating science and technology and is therefore contributing to the decline of the "scientific illiteracy".
Description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/17673
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilipaPereiraTeseDoutoramento.pdf11.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.