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 A imagem de Cabo Verde como destino turístico no mercado do destino português
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1764

title: A imagem de Cabo Verde como destino turístico no mercado do destino português
authors: Carvalho, Ana Maria Duarte de
advisors: Kastenholz, Elisabeth
Azevedo, António Joaquim Araújo de
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Desenvolvimento local
Marketing
Satisfação do consumidor
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: São visíveis os impactes do turismo em Cabo Verde, quer positivos: crescimento da sua participação no PIB nacional (23% em 2007), quer dos negativos: falta de um desenvolvimento sustentável, que traga benefícios à população local. O marketing turístico é parte integrante do plano de desenvolvimento (sustentável) de um destino turístico, assumindo-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento turístico e para a concretização dos objectivos predefinidos. Um plano de marketing sustentável, que almeje a afirmação duradoura de um destino turístico, define particularmente quais os principais segmentos de mercado (tipo de turistas) que se pretende captar, e a partir daí promove a organização e criação de produtos turísticos orientados para a satisfação das necessidades desse segmento de mercado. A promoção contribui directamente para o aumento do número de visitantes num destino e, consequentemente para o incremento do volume de negócios desse destino, gerando mais valias para os agentes económicos (receitas), entidades públicas (impostos e taxas) e para a população local (emprego e melhoria das condições de vida). Todo este ambiente de crescimento em volta do turismo e a competitividade mundial crescente entre destinos (países e mesmo regiões), faz com que os países invistam cada vez mais na criação de estratégias de marketing, posicionando-se como destinos turísticos diferentes uns dos outros (diferenciação), com o objectivo de atrair o máximo de investimentos, visitantes e empregos, mostrando que compõe um “produto único” que pode proporcionar-lhes vivências e experiências únicas (uniqueness). De forma geral, é reconhecido que um dos componentes mais importantes do marketing estratégico é o posicionamento do produto. O posicionamento do destino envolve a percepção da imagem exacta do destino (produto) na mente do visitante (consumidor). A investigação no marketing territorial tem sido focalizada principalmente no estudo dos aspectos teóricos relacionados com identidade e imagem. O estudo de caso apresentado irá focar a imagem de Cabo Verde enquanto destino turístico avaliada pelo segmento de mercado português. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado ao turista, após a viagem que efectuou a Cabo Verde, de forma a determinar a imagem deste segmento de mercado relativamente a Cabo Verde. ABSTRACT: The impacts of tourism in Cape Verde are visible, being either positive: the influence in the Gross National Product (GNP) (23% in 2007), or negative: the lack of a sustainable development that benefits the local population. The touristic marketing is a crucial part in the developmental plan of a touristic destiny, being a significant tool for the touristic development and for the accomplishment of the predefined objectives. A sustainable marketing plan that aims a long-lasting affirmation of a touristic destiny, defines particularly the main segments of the market (type of tourists) that can be attracted, and from that point, promoting the organization and creation of touristic products oriented in satisfying the necessities of such market group. In addition, this promotion contributes directly to the increase in the number of visitors in a destiny and consequently, to the business growth of such destiny, generating further value to the economical agents (income), public entities (duties and taxes) and the local population (jobs and improvement of life conditions). This environment of growth around tourism along with the rising competitiveness among destinies (countries and even regions) is one of the factors behind countries’ continuous investments in the creation of marketing strategies, positioning themselves as different touristic attractions from one another (differentiation[differentiating]). The objective remains in attracting the maximum amount of investments, visitors and jobs, portraying the image of possessing a “unique product” that can grant inimitable satisfaction and experiences. In a general way, it is recognized that product placement is one of the strongest components of strategic marketing. Destiny placement involves being able to put in the consumer’s mind the exact perception of the destiny (product) o (destiny placement involves perceiving the exact image of the product in the consumer’s mind). The territorial marketing investigation has been focused mainly in the theoretical aspects related to image and identity. The presented study will focus on the image of Cape Verde as a touristic destiny analyzed by segments of the Portuguese market. The data was gathered through a questionnaire applied to the tourists, after a trip to Cape Verde in the attempt to narrow and determine the image of such, in relation to Cape Verde.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1764
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