Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17613
Title: A consciencialização do processo de transferência: um contributo para a aprendizagem do alemão língua estrangeira em contexto escolar português
Author: Carvalho , Maria Judite Sousa Pereira de
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Educação para a cidadania
Ensino secundário - Desenvolvimento de competências
Língua alemã - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário - Língua alemã - Ensino de uma segunda língua
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo inscreve-se na área da Didáctica das Línguas Estrangeiras, incidindo sobre a aprendizagem do Alemão em contexto escolar português. Este trabalho nasceu da convicção de que o processo de ensinoaprendizagem pode disponibilizar ao aluno momentos pedagógicodidácticos capazes de lhe proporcionar o conhecimento de si próprio, como aprendente, permitindo-lhe a consciencialização do tipo de aprendizagens que realiza, das estratégias a que recorre e da forma como utiliza os saberes previamente adquiridos. Por isso, interessa-nos descobrir, enquanto professores, como promover o desenvolvimento da consciencialização desses processos e como ajudar a fomentar essas competências, através da introdução de actividades dirigidas para a aprendizagem autónoma e reflectida. Com base numa experiência pedagógica realizada com alunos do ensino secundário, no terceiro ano de aprendizagem de Alemão, procuramos dar conta do tipo de consciencialização feita pelos alunos em relação às suas aprendizagens, nomeadamente do processo de transferência e das reflexões e avaliações feitas pelos aprendentes acerca do contributo que esta consciencialização lhes pode dar na sua aprendizagem. Para isso apresentamos os resultados decorrentes da análise dos testemunhos dos alunos e a sua avaliação em relação às actividades feitas, apontando para algumas conclusões finais.
The present study inscribes itself in the area of foreign language didactics, with special incidence on verbal acquisition in German as a foreign language in Portuguese school context. This study grows from the belief that foreign language learning and teaching process can provide the learners with pedagogical moments which allow them to know themselves as learners permitting them to become aware of how they learn individually, what strategies they use to accomplish learning and how they manage their previous knowledge. Therefore, as teachers, we were interested in discovering how to promote the development of their awareness about these processes and how we could help to foment competences by introducing activities that are directed to autonomous and conscious learning. Based on a pedagogical investigation program made with secondary students in their third year of German FL learning, we try to present data upon the conscience taking of the students as far as their learning is concerned, in particular related to transfer. We also try to show what students think about transfer in language learning and what role it plays in their learning. With this purpose we present the results of the data analysis and the evaluation the students have made upon the activities as well as some final conclusions.
Description: Mestrado em Língua alemã - Ensino de uma segunda língua
URI: http://hdl.handle.net/10773/17613
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf13.03 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.