Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17613
Title: | A consciencialização do processo de transferência: um contributo para a aprendizagem do alemão língua estrangeira em contexto escolar português |
Author: | Carvalho , Maria Judite Sousa Pereira de |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Educação para a cidadania Ensino secundário - Desenvolvimento de competências Língua alemã - Ensino de uma segunda língua Ensino secundário - Língua alemã - Ensino de uma segunda língua |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo inscreve-se na área da Didáctica das Línguas
Estrangeiras, incidindo sobre a aprendizagem do Alemão em contexto
escolar português.
Este trabalho nasceu da convicção de que o processo de ensinoaprendizagem
pode disponibilizar ao aluno momentos pedagógicodidácticos
capazes de lhe proporcionar o conhecimento de si próprio, como
aprendente, permitindo-lhe a consciencialização do tipo de aprendizagens
que realiza, das estratégias a que recorre e da forma como utiliza os
saberes previamente adquiridos.
Por isso, interessa-nos descobrir, enquanto professores, como promover o
desenvolvimento da consciencialização desses processos e como ajudar a
fomentar essas competências, através da introdução de actividades dirigidas
para a aprendizagem autónoma e reflectida.
Com base numa experiência pedagógica realizada com alunos do ensino
secundário, no terceiro ano de aprendizagem de Alemão, procuramos dar
conta do tipo de consciencialização feita pelos alunos em relação às suas
aprendizagens, nomeadamente do processo de transferência e das
reflexões e avaliações feitas pelos aprendentes acerca do contributo que
esta consciencialização lhes pode dar na sua aprendizagem.
Para isso apresentamos os resultados decorrentes da análise dos
testemunhos dos alunos e a sua avaliação em relação às actividades feitas,
apontando para algumas conclusões finais. The present study inscribes itself in the area of foreign language didactics, with special incidence on verbal acquisition in German as a foreign language in Portuguese school context. This study grows from the belief that foreign language learning and teaching process can provide the learners with pedagogical moments which allow them to know themselves as learners permitting them to become aware of how they learn individually, what strategies they use to accomplish learning and how they manage their previous knowledge. Therefore, as teachers, we were interested in discovering how to promote the development of their awareness about these processes and how we could help to foment competences by introducing activities that are directed to autonomous and conscious learning. Based on a pedagogical investigation program made with secondary students in their third year of German FL learning, we try to present data upon the conscience taking of the students as far as their learning is concerned, in particular related to transfer. We also try to show what students think about transfer in language learning and what role it plays in their learning. With this purpose we present the results of the data analysis and the evaluation the students have made upon the activities as well as some final conclusions. |
Description: | Mestrado em Língua alemã - Ensino de uma segunda língua |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17613 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf | 13.03 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.