Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17550
Title: Matemática e Educação Visual: uma parceria favorável à apropriação das isometrias
Author: Amaral, Elisabete
Cabrita, Isabel
Keywords: Educação Visual
interdisciplinaridade
isometrias
Matemática
Issue Date: 2016
Publisher: CIAIQ2016/ISQR2016
Abstract: Neste artigo,pretende-­se divulgar parte de um estudo que intentou analisar a influência da disciplina de Educação Visual, em conjugação com Matemática, no desenvolvimento de competências geométricas relacionadas com as isometrias e as simetrias, em alunos do 8º ano de escolaridade. Os alunos construíram frisos e rosáceas na disciplina de Educação Visual que foram, posteriormente, analisados em Matemática. Os dados foram recolhidos através da análise documental e das técnicas de inquirição e observação direta e participante. A análise de conteúdo a que foram submetidos permitiu concluir que uma abordagem interdisciplinar do tema potencia uma apropriação mais sólida dos conceitos, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes favoráveis em relação à matemática e à geometria, em particular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17550
Publisher Version: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/726
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
726-2868-2-PB.pdfmain article1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.