Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17539
Título: Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional
Autor: Lopes, Maria Inês Beirão Lamela da Silva
Orientador: Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da
Mota, Maria da Graça Parente Figueiredo da
Palavras-chave: Música
Piano - Ensino
Música - Integração social
Prisões - Mulheres
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Dentro do amplo universo da Música na Comunidade, os projetos com base em práticas coletivas têm vindo a ser amplamente documentados, constituindo-se como a base que sustenta a definição dos princípios filosóficos sobre o qual a Música na Comunidade se desenvolve. Partindo de um trabalho preliminar de investigação direcionado para o papel do líder de projetos musicais em contexto prisional, esta tese pretende contribuir para ampliar a perspetiva do que é a Música na Comunidade, relatando e refletindo sobre um projeto desenvolvido dentro de uma prisão feminina portuguesa entre 2013 e 2014. Tendo a prática individual de piano como centro do processo de trabalho musical, o projeto desenvolveu-se por um período de cerca de oito meses, envolvendo quatro reclusas do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (Porto). As sessões individuais, semanais, gravitaram em torno da improvisação, composição, memorização e aprendizagem de repertório. A evolução do trabalho individual resultou na apresentação de três concertos públicos ao longo dos oito meses de trabalho, em três contextos distintos e direcionados para diferentes públicos. Seguindo o princípio fundamental da filosofia da Música na Comunidade de colocar as pessoas no centro de qualquer projeto, na análise apresentada neste trabalho intersetam-se a visão técnica e objetiva do trabalho musical em si mesmo com uma lente de observação e análise mais humana e subjetiva, fortemente influenciada pela estreita relação desenvolvida com cada uma das participantes. Tomando como ponto de partida os princípios básicos da Música na Comunidade da inclusão, democratização e participação ativa, exploram-se as diferentes formas através das quais este projeto pode ser identificado como Música na Comunidade, não obstante o facto de se ter centrado no trabalho individual com cada uma das participantes. Expandem-se os limites das práticas de Música na Comunidade e abrem-se novas portas para futuros projetos.
Within the broad universe of the Community in Music, projects based on collective practices have been widely documented, becoming the base that supports the definition of the philosophical principles on which the Community Music develops. Starting from the preliminary research focused on the role of the leader within musical projects behind bars, this work aims to contribute to the broadening of the perspective of what is Community Music, reporting and reflecting on a project developed within a Portuguese women's prison between 2013 and 2014. Having the individual piano practice at the centre of the musical work progress, the project developed over a period of about eight months, involving four inmates of the Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (Porto). The individual, weekly sessions gravitated around improvisation, composition, memorizing and learning repertoire. The evolution of individual work resulted in the presentation of three public concerts in three distinct contexts and directed to different publics. Following the fundamental principle of Community Music of putting people at the centre of any project, in the analysis here presented the technical and objective vision of the musical work itself intersect with a human and subjective lens of observation, strongly influenced by the close relationship developed with each of the participants. Taking the basic principles of Community Music as a starting point (inclusion, democratization and active participation), this thesis explores the different ways in which this project can be identified as Community Music, despite of the focus on individual work with each of the participants. The limits of Community Music practices are expanded and new doors are opened for future projects.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17539
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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