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http://hdl.handle.net/10773/17478
Title: | Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
Author: | Pinto, Mariana Morais |
Advisor: | Polónia, Daniel Vale, Vera Cristina Fontes Teixeira |
Keywords: | Consumo - Crianças Comportamento dos consumidores Famílias - Consumo |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que
influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os
agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de
compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na
tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de
consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise
económica”.
Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o
presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise.
Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada
envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem
qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de
idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado
a uma amostra de 130 indivíduos.
Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após
ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da
maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando
assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de
lazer, comida e vestuário. The following dissertation aims to determine what factors influence the purchase decision-making of the parents and identify which agents contribute to the children’s influence on their parents' purchasing decisions. Thus it is assessed the impact that children have on their parents’ purchase decisions, and identify the parents’ consumer profiles in times of "economic pre-crisis" and "economic crisis". So, in order to do this, a literature review was carried out contextualizing this study and supporting a conceptual model analysis. Due to the fact that this is an exploratory study, the present methodology involves two approaches: qualitative and quantitative, and according to a qualitative approach two "focus groups" were made involving children from 3 to 9 years old, also, regarding the quantitative approach a questionnaire was administered to a sample of 130 individuals. Through results analysis and discussion, it is shown that in Portugal, while going through a period of economic recession, the consumption habits of most Portuguese families suffered a severe change (thus affecting their consumer profile), especially in the leisure, food and clothing departments. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17478 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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