Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17430
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Idalina | pt |
dc.contributor.author | Amado, Pedro | pt |
dc.contributor.author | Torrão, João | pt |
dc.date.accessioned | 2017-05-15T13:18:49Z | - |
dc.date.available | 2017-05-15T13:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-99465-6-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/17430 | - |
dc.description.abstract | Ser autor, ilustrador e editor de um livro para o público infantojuvenil motivou uma re exão acerca do desa o que representa, atualmente, o desenvolvimento de um projeto de autoedição. Neste trabalho apresenta- se um percurso na autoedição e o modo como uma avaliação preliminar do texto por parte de um grupo de leitores experimentais, constituído a partir de uma amostra por conveniência, se revelou importante para a identi cação dos pontos fortes e fracos do texto, mas, sobretudo, para Keywords Autor, ilustrador, editor, público infantojuvenil, autoedição. 231 Escrever, ilustrar e editar para o universo infantojuvenil: os desafios da autoedição a de nição de uma estratégia de ilustração capaz de ampliar (ou abrir) outras vias de leitura. Dado o teor losó co e abstrato da história houve necessidade de fazer alguns ajustes nas ilustrações para que a simbiose com o texto não se perdesse. Nesse sentido, o ilustrador, servindo-se da técnica de colagem e montagem de elementos retirados de revistas, instiga o leitor a dar atenção ao que o rodeia. Depois, usa o desenho para conduzir o leitor a outra dimensão, insinuando o processo interno pelo qual se geram as ideias, numa dinâmica interativa que aproxima a palavra e a imagem. A nal, é no jogo de desvelamento dos sentidos da linguagem verbal e da linguagem icónica que a leitura é feita. E, é da sensibilidade do editor e da sua atenção para esta relação que surge a necessidade de ceder ou de reforçar decisões para que o produto editorial em que investe possa ser bem-sucedido. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | IPCA | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autor | pt |
dc.subject | Ilustrador | pt |
dc.subject | Editor | pt |
dc.subject | Público infantojuvenil | pt |
dc.subject | Autoedição | pt |
dc.title | Escrever, ilustrar e editar para o universo infantojuvenil: os desafios da autoedição | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 10-12 Junho, 2016 | pt |
ua.event.type | conference | pt |
degois.publication.firstPage | 231 | pt |
degois.publication.lastPage | 245 | pt |
degois.publication.location | Barcelos | pt |
degois.publication.title | CONFIA 2016: International Conference on Ilustration & Animation | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.confia.ipca.pt/ | pt |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21_Idalina_Dias_Pedro Amado_João_Torrão.pdf | 168.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.