Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Idalinapt
dc.contributor.authorAmado, Pedropt
dc.contributor.authorTorrão, Joãopt
dc.date.accessioned2017-05-15T13:18:49Z-
dc.date.available2017-05-15T13:18:49Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.identifier.isbn978-989-99465-6-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17430-
dc.description.abstractSer autor, ilustrador e editor de um livro para o público infantojuvenil motivou uma re exão acerca do desa o que representa, atualmente, o desenvolvimento de um projeto de autoedição. Neste trabalho apresenta- se um percurso na autoedição e o modo como uma avaliação preliminar do texto por parte de um grupo de leitores experimentais, constituído a partir de uma amostra por conveniência, se revelou importante para a identi cação dos pontos fortes e fracos do texto, mas, sobretudo, para Keywords Autor, ilustrador, editor, público infantojuvenil, autoedição. 231 Escrever, ilustrar e editar para o universo infantojuvenil: os desafios da autoedição a de nição de uma estratégia de ilustração capaz de ampliar (ou abrir) outras vias de leitura. Dado o teor losó co e abstrato da história houve necessidade de fazer alguns ajustes nas ilustrações para que a simbiose com o texto não se perdesse. Nesse sentido, o ilustrador, servindo-se da técnica de colagem e montagem de elementos retirados de revistas, instiga o leitor a dar atenção ao que o rodeia. Depois, usa o desenho para conduzir o leitor a outra dimensão, insinuando o processo interno pelo qual se geram as ideias, numa dinâmica interativa que aproxima a palavra e a imagem. A nal, é no jogo de desvelamento dos sentidos da linguagem verbal e da linguagem icónica que a leitura é feita. E, é da sensibilidade do editor e da sua atenção para esta relação que surge a necessidade de ceder ou de reforçar decisões para que o produto editorial em que investe possa ser bem-sucedido.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherIPCApt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutorpt
dc.subjectIlustradorpt
dc.subjectEditorpt
dc.subjectPúblico infantojuvenilpt
dc.subjectAutoediçãopt
dc.titleEscrever, ilustrar e editar para o universo infantojuvenil: os desafios da autoediçãopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date10-12 Junho, 2016pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage231pt
degois.publication.lastPage245pt
degois.publication.locationBarcelospt
degois.publication.titleCONFIA 2016: International Conference on Ilustration & Animationpt
dc.relation.publisherversionhttp://www.confia.ipca.pt/pt
Appears in Collections:DeCA - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21_Idalina_Dias_Pedro Amado_João_Torrão.pdf168.48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.