Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17426
Title: Eficiência de frete através da racionalização de consumo de combustível
Author: Henriques, Miguel Filipe Fernandes
Advisor: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
Keywords: Consumo de combustíveis
Transporte de mercadorias
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com a introdução da globalização, as distâncias entre o fornecedor e o cliente são cada vez maiores, obrigando aos operadores logísticos a alterações estratégicas, novos investimentos, ações diferenciadoras, que permitam à empresa explorar novos mercados e desta forma subsistir num setor altamente competitivo. O objetivo deste trabalho é aumentar a eficiência de um frete através da racionalização do consumo de combustível para duas gamas de um veículo pesado de mercadorias da marca Renault. Posto isto, são utilizados testes estatísticos e criados modelos de regressão lineares múltiplos para se avaliar que variáveis independentes referentes à condução são significativas. Verificou-se, que para as duas gamas do veículo pesado de mercadorias, a carga do motor é a variável que mais contribui para o aumento do consumo de combustível ao passo que as variáveis mudança mais alta engrenada e velocidade média são as que mais contribuem para diminuição do consumo de combustível para as gamas T520eco e T520, respetivamente.
With the introduction of globalization, the distances between the supplier and the customer are increasing, forcing the logistics operators to strategic changes, as new investments, distinguishing actions that allow the company to explore new markets and thus survive in a highly competitive industry. The objective of this work is to increase the efficiency of freight through the rationalization of fuel consumption for two sub-models of the T520 model of Renault Trucks. In this regard, statistical tests and multiple linear regression models are created to assess which independent variables related to driving performance are significant. It was found that for both long-haul trucks sub-models, engine load is the independent variable that has the highest contribute to the increase of fuel consumption while the independent variables highest gear and average speed are the variables that have the highest contribute to the decrease of fuel consumption for T520eco and T520 sub-models, respectively.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/17426
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado



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