Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16810
Title: | Psicomotricidade nos equilíbrios comportamentais e nas eficiências das aprendizagens |
Author: | Pinho, Carla Regina Fernandes de Almeida |
Advisor: | Fernandes, Evaristo Vicente |
Keywords: | Ciências da educação Psicomotricidade Psicologia do comportamento Necessidades das crianças Necessidades educativas Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Determinada a entrar num domínio novo com profunda correlação com a
aprendizagem vista numa perspectiva holística, a autora deu um pequeno
mergulho no mundo das Neurociências, na tentativa de perceber o papel do
corpo como instrumento ao serviço do desenvolvimento e como instrumento de
mediação entre o interior e o exterior da Pessoa, o funcionamento do cérebro e
as implicações no normal desenvolvimento e o impacto da motricidade, dos
estímulos sociais e das emoções no desenvolvimento racional e integral do
Ser Humano.
Para tal, a autora tenta reflectir sobre os “Três Cérebros”, destacando os
cérebros motor, emocional e cognitivo como “máquinas” de uma Máquina, que
interdependem entre si. Procura argumentar o poder do movimento
neurocerebral e da acção no desenvolvimento global do Homem, enfatizando,
particularmente, as teorias de Henri Wallon, Sigmund Freud e Jean Piaget.
Sendo a exercitação física e neurocerebral uma poderosa técnica de
relaxamento, de activação das funções cognitivas e de organização do
esquema psicocorporal, a autora partiu para a implementação de três
programas de Intervenção intitulados “Brain Gym”, Programação
Neurolinguística e Mapas Mentais, a um universo de 10 crianças com
Necessidades Educativas Especiais, situadas na faixa etária dos 7 e os 12
anos de idade, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Com o recurso a duas
Escalas de Avaliação de Desenvolvimento, aplicadas em dois momentos
distintos – antes da intervenção – Pré-Teste e após a intervenção – Pós-Teste
- numa perspectiva de Activação do Desenvolvimento Holístico (Motor, Social,
Emocional, e Cognitivo) do Ser Humano, faz a Análise Casuística e propõe
algumas reflexões e sugestões inovadoras. Determined to enter in a new subject with deep correlation to knowledge, seen in a global perspective, the author gave a short dive into the Neurosciences world, in an attempt to understand the role of the body as an instrument of the development and as an instrument of mediation between the interior and the exterior of the Person, the working of the brain and the implications in the normal development and the impact of motricity, the social stimulus and the emotions in the rational and the whole development of the Human Being. To do so, the author tries to think about the “three brains”, mentioning the motor, emotional and cognitive brain as if they were “machines” of a machine, which depend on one another. She tries to argue a power of the neurocerebral movement and the action of the Man’s global development, emphasizing particularly, the theories of Henry Wallon, Sigmund Freud and Jean Piaget. Being the physical exercising a powerful and neurocerebral technique of relaxing, of activating the cognitive functions and of organizing a psychocorporal scheme, the author starts the implementation of three Intervening Programs called “Brain Gym”, Neurolinguistic Programming” and “Mental Maps”, to a universe of ten children with special educational needs, between the ages of seven to twelve years old, attending the Primary School. Using two Development Evaluation Scales, used in two distinct moments – before – pre-test and after – pos-test in a perspective of Activation of the holistic development (motor, social, emotional and cognitive) of the Human Being, makes the Casuistic Analysis and some reflections and new suggestions. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16810 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.