Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16794
Title: Pequenas e médias empresas portuguesas no mercado russo: características, estratégias e barreiras
Author: Volkova, Kira
Advisor: Oliveira, Manuel Luís Au-Yong
Keywords: Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Portugal
Mercados internacionais - Rússia
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A importante colaboração de diversas personalidades ligadas à área da História da Arquitectura, bem como o levantamento fotográfico realizado contribuem para o conhecimento e valorização de um saber tradicional. PME; internacionalização, Rússia, Portugal, barreiras Numa época em que Portugal atravessa uma crise económica grave, uma das soluções que se impõe está intimamente ligada à internacionalização das pequenas e médias empresas (PMEs) portuguesas. Este estudo é uma reflexão sobre “Pequenas e médias empresas portuguesas no mercado russo: características, estratégias e barreiras”. A presente dissertação evidencia alguns casos de sucesso de PMEs portuguesas que se internacionalizaram para o mercado russo (num dos casos desde 1976). Nesse sentido, os objetivos desta dissertação são averiguar o perfil das empresas internacionalizadas no mercado russo, apurar as dificuldades e as estratégias que conduzem ao sucesso para a internacionalização das PMEs portuguesas no mercado russo e proceder a uma avaliação dessa internacionalização. Para o efeito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica como fundamentação do tema, identificou-se uma lacuna na literatura (na realidade há muito poucos estudos nesta área, ligando PMEs portuguesas à Rússia) e realizou-se um estudo exploratório envolvendo dez empresas portuguesas de diferentes setores presentes no mercado russo. A metodologia utilizada na análise dos dados deste estudo foi uma abordagem qualitativa, cujos resultados denotam que a internacionalização de PMEs para o mercado russo é possível e positiva, segundo as empresas estudadas. O presente estudo apresenta assim um modelo de sucesso de internacionalização de PMEs portuguesas para a Rússia, acrescentando material a um tema que envolve um país mais pequeno e periférico, Portugal, dependente da internacionalização, e um país incluído num leque de países com grandes expectativas quanto ao seu desenvolvimento futuro, a Rússia.
A importante colaboração de diversas personalidades ligadas à área da História da Arquitectura, bem como o levantamento fotográfico realizado contribuem para o conhecimento e valorização de um saber tradicional. SMEs; internationalization, Russia, Portugal, barriers At a time when Portugal is going through a severe economic crisis, one of the solutions is closely linked to the internationalization of small and mid-sized (SMEs) Portuguese enterprises. We have thus undertaken a study about “Small and mid-sized Portuguese companies in the Russian market: characteristics, strategies and barriers”. The present dissertation discusses some successful cases of Portuguese companies that have internationalized to the Russian market (in one case since 1976). Therefore, the aim of this work is to determine the profile of these internationalized companies in the Russian market, to define the difficulties they have overcome, and to discover the strategies that lead to success with regards to the internationalization of Portuguese SMEs in the Russian market. For this purpose we did a literature review to establish a basis of understanding and to identify a gap in the literature. We thus undertook an exploratory study of ten Portuguese companies from different sectors and which are present in the Russian market (very little research on this topic has indeed been undertaken to date, linking Portuguese SMEs to Russia). The methodology used in this study was a qualitative approach, whose results showed that the internationalization of SMEs to the Russian market is possible and positive, in the opinion of our respondents. Herein a model of success is presented with regards to the internationalization of Portuguese SMEs to Russia, adding to the literature of the topic which involves a small, peripheral country, Portugal, highly dependent on internationalization, and Russia, a country included in a group of countries which harbour great expectations as to their future development.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16794
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese Kira Volkova.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.