Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16679
Título: Smart Campus UA: um estudo comparativo com outras universidades
Outros títulos: Smart Campus UA: a comparative study with other universities
Autor: Galego, Diego Henrique
Orientador: Mealha, Óscar
Giovannella, Carlo
Palavras-chave: Universidade de Aveiro - Planeamento urbano
Comunicação multimédia
Resiliência
Infocomunicação
Universidades - Planeamento
Redes inteligentes
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A pesquisa bibliográfica e prática-experimental presente neste trabalho apresentam fatores que definem e clarificam os principais indicadores que caracterizam um Smart Campus (SCus), tendo como base as definições de Smart City (SC). A definição destes conceitos são as bases para o desenvolvimento de um modelo de SCus mais humanista. Mapear as competências e características relevantes neste ambiente inteligente exigem a visão holística de três áreas essenciais para sua constituição: as dimensões institucional, tecnológica e humana. A conciliação destas dimensões pretende compreender os princípios para o desenvolvimento da comunidade académica classificada como Smart University. Para que este espaço concretize seus objetivos, a infocomunicação apresenta-se como ponto central de discussão sobre a utilização da tecnologia “affordant” em sua infraestrutura. O território inteligente apresenta suas capacidades para desenvolver as potencialidades das pessoas em diferentes iniciativas na promoção da melhor qualidade de vida, a cidadãos residentes ou visitantes destas localidades ‘smart’. A compreensão do complexo sistema de desenvolvimento do SCus na Universidade de Aveiro (UA) tornou-se possível com os dados obtidos por meio da aplicação de questionário da ASLERD, instrumento viabilizador de análise, pressuposto aos objetivos desejados com esta dissertação. Neste percurso de clarificação do conceito de smart campus na UA, a leitura qualitativa do mesmo segue o modelo de social-ecological system analyses, tendo as bases da resiliência como pressuposto de uma visão holística dos resultados obtidos pelo questionário. Sendo uma análise quantitativa e qualitativa da UA, a amostra permite-nos mapear os pontos de convergências dos indicadores e fatores em comparação a outras seis universidades na Europa. Os métodos e metodologias aplicados a esta dissertação apresentam e esclarecem a escolha deste campo de pesquisa, centrada no papel do indivíduo presente nos territórios inteligentes.
The literature and empirical research developed in this dissertation reports on factors that define and clarify the main indicators characterizing a smart campus, based on the "smart city" definitions. These concepts are the basis for the development of a more humane smart campus model. To model the relevant skills and characteristics for such an intelligent environment, an integrated vision of three areas is necessary: the institutional, technological and human dimensions. The combination of these dimensions allows for the understanding of the principles of an academic community defined as a "Smart University". To fulfil this space’s objectives, infocommunication appears as a central point with affordant technology in its infrastructure. Smart places allow for the development of people’s capacities in different life quality improvement initiatives, both for residents and visitors. Understanding the complex development of the smart campus at the University of Aveiro became possible with the application of the ASLERD questionnaire aligned with this dissertation’s objectives. The university of Aveiro's smart campus identification process used a social-ecological system analysis model based on resilience as a precondition for a holistic view of the questionnaire’s results. The quantitative information was used in principle component analysis considering a predetermined set of dimensions in order to benchmark these results with 6 other European universities. The qualitative information the resulted from open ended questions was analysed and systematized to understand individual user needs and motivations centered on the individual’s role in the smart campus. This information proved to be extremely useful for future design and improvement of technology mediated infocommunicational solutions for the University of Aveiro.
Descrição: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/16679
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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