Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Joaquim Manuel Henriques de Sousapor
dc.contributor.advisorAnjo, António José Batelpor
dc.contributor.authorPereira, José Casimiro Nunespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:45:08Z-
dc.date.available2011-04-19T13:45:08Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1665-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Informaçãopor
dc.description.abstractO Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desenvolve desde1990 um projecto que visa promover o ensino da matemática, utilizando asnovas tecnologias da informação. No cerne desse projecto está uma estruturadesignada de modelo gerador de questões. Este modelojuntamente com a estrutura tecnológica necessária para ointerpretar enquadra-se dentro da definição de Objecto de Aprendizagem. Ciente da necessidade de partilhar a experiência adquirida com este projecto,o PmatE patrocinou este trabalho tendo por objectivo adequar os modelosa integrarem as redes nacionais e internacionais de partilha de Objectos de Aprendizagem. Numa primeira fase, especificou-se a estrutura da informação sobre os meta-dados de cada modelo sob o formato definido pelo IEEE – Learning Objects Metadata (LOM). Tendo sido detectado que a estrutura do LOM não dispunha de um elemento próprio para descrever a bibliografia associada a um modelo, é proposta a criação desse elemento com o nome bibliography. Numa segunda fase, redefiniu-se a forma de descrever um modelo. Para essa tarefa utilizou-se a linguagem XML e, sempre que necessário, foi também utilizado o seu dialecto MathML, em modo content markup. Por último, foi construído um interpretador de modelos como forma de testar o conceito aqui apresentado. ABSTRACT: The Mathematics Department of Aveiro’s University deploys since 1990 a project who aims to promote the mathematic learning, using the newtechnology of information. The center of this project is a structure called modelo gerador de questões (question generator model - QGM). This QGMand the technological structure needed to use them can be definedas a Learning Object. It’s intension of PmatE to share this experience in national and international Learning Objects networks. Because of that, PmatE promotes this work with the intent of rearrange the QGM to use it in the Learning Objects network. In this thesis, we defined the required metadata of the QGM using the IEEE structure – Learning Objects Metadata (LOM). We detected that LOM structure does not have a tag to register the bibliographic issues. Therefore, we decidedto create it. Secondly, we redefined the QGM itself. We used the XML language, and, when needed, the MahtML dialect, in content markup mode. At last, we built a parser represent the QGMwe produced in XML, to prove the concept.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228166por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectDifusão da informaçãopor
dc.subjectSistemas informáticospor
dc.subjectRecursos digitaispor
dc.subjectMetadatapor
dc.titleModelo gerador de questões: uma nova propostapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001052.pdf9.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.