Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16404
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dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespt
dc.contributor.authorMendes, Amorosa Patrícia Silvapt
dc.date.accessioned2016-12-05T19:20:27Z-
dc.date.available2016-12-05T19:20:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16404-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractNuma sociedade em constante mudança, caracterizada pela evolução da Ciência e da Tecnologia, coloca-se um permanente desafio às escolas e aos professores. Este consiste em formar indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a tomada de decisões e a resolução de problemas. Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. As atividades implementadas tiveram maior incidência em capacidades de PC da área da Clarificação Elementar. Contudo, com base nos resultados analisados verificou-se que alguns alunos evidenciaram dificuldades na mobilização de capacidades de PC das áreas de Suporte Básico e Estratégias e Táticas. Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos.pt
dc.description.abstractNuma sociedade em constante mudança, caracterizada pela evolução da Ciência e da Tecnologia, coloca-se um permanente desafio às escolas e aos professores. Este consiste em formar indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a tomada de decisões e a resolução de problemas. Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. As atividades implementadas tiveram maior incidência em capacidades de PC da área da Clarificação Elementar. Contudo, com base nos resultados analisados verificou-se que alguns alunos evidenciaram dificuldades na mobilização de capacidades de PC das áreas de Suporte Básico e Estratégias e Táticas. Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidática das ciênciaspt
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectRecursos digitaispt
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectMetodologia de ensinopt
dc.subject.otherPensamento críticopt
dc.subject.otherRecursos digitaispt
dc.subject.otherEnsino das ciênciaspt
dc.subject.other1.º CEBpt
dc.titlePromoção do pensamento crítico em ciências do 1º CEB com recursos digitaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201561999-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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